As unidades hoteleiras de Lisboa registaram em julho um crescimento significativo em todos os indicadores e em todas as unidades hoteleiras de 3, 4 e 5 estrelas, face ao período homólogo de 2015, segundo dados do Observatório do Turismo de Lisboa. A ocupação média por quarto na cidade situou-se nos 85,04% (+2%), impulsionado pelas unidades de 3 e 5 estrelas que registaram aumentos, respetivamente, de 4,8% e 2,9%.
No preço médio por quarto vendido (Average) destacam-se as unidades de 4 estrelas com o valor mais elevado de taxa de variação (+10,2%) para os 74,31 euros, seguidas das unidades de 3 estrelas (+ 7,5%) para os 64,63 euros.
Já o preço médio por quarto disponível (RevPar) fixou-se nos 75,82 euros, um aumento a dois dígitos (+10,7%) face a julho de 2015, impulsionado pelo crescimento significativo que se verificou nas unidades de 3 estrelas (+12,6%).
No acumulado entre janeiro e julho, um ligeiro decréscimo na ordem dos 0,3% na ocupação média por quarto, contrapondo com os aumentos verificados nos outros dois indicadores que no caso do Average foi de 5,9% e no RevPar de 5,6%.
Região também cresce
No que respeita à Região de Lisboa, no período em análise, as unidades de 3, 4 e 5 estrelas registaram crescimento na ocupação média por quarto, indicador que se fixou nos 84,57%, um aumento de 2,3% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Destacam-se as unidades de 3 estrelas, que registam 87,77% (+4,6%), seguidas das unidades de 5 estrelas, com 77,94% (+2,9%). No preço médio por quarto vendido (Average) o aumento em todas as categorias das unidades hoteleiras traduz-se em 93,79 euros e numa variação positiva de 8,1%.
O RevPar acompanha a tendência registada nos dois indicadores anteriores, apresentando valores positivos nas unidades de 3, 4 e 5 estrelas. O preço médio por quarto disponível fixou-se, assim, em 79,31 euros, ou seja, mais 10,5% face a junho de 2015. As unidades de 3 estrelas deram o maior impulso para este resultado, ao registarem um acréscimo de 13,2% para os 58,93 euros. A tendência de crescimento verificada em cada categoria das unidades hoteleiras regista-se também no acumulado de janeiro a julho nos três indicadores analisados.