O Governador do Estado do Rio Grande do Norte, no Brasil, Robinson Faria, e o secretário de Estado de Turismo daquela região nordestina, Ruy Gaspar, estiveram ontem em Lisboa e anteontem no Porto para firmarem uma parceria de colaboração e promoção com a Agência Abreu.
O encontro decorreu no Dom Pedro Hotel e contou ainda com a presença de José Manuel Ferraz e Artur Abreu, respetivamente diretor e administrador da Abreu Viagens.
José Manuel Ferraz congratulou o novo Governador, que tomou posse em Janeiro deste ano, pela sua “nova visão” para com o Estado do Rio Grande do Norte, pela sua visão “muito mais empresarial e menos política, como mais ações e menos palavras”.
Para o diretor da Abreu Viagens é objetivo do tour operador “voltar reafirmar o destino Brasil na preferência dos portugueses e colocar o Estado do Rio Grande do Norte no mapa e, em particular, Natal e Pipa, por serem mais conhecidos em Portugal”.
A parceria visa diversas ações entre as quais uma campanha de televisão, rádio e imprensa nas revistas Visão e Caras, além de estar presente nas 150 lojas Abreu com banners, mupis, decoração de montras e passagens de imagens e vídeos nos televisores de cada loja. Além disso haverá ainda newsletters e menções nos sites dedicadas à campanha.
José Manuel Ferraz considera que este “é o momento certo” para avançarem com a campanha dado que “estamos a viver alguma recuperação económica” e por o Brasil começar a ter um câmbio favorável nos mercados europeus, dado os seus preços estarem a baixar devido à própria crise que aquele país da América do Sul está a atravessar neste momento. Outra das razões apontadas pelo responsável passa pelo facto de o Brasil ter sido o destino mais vendido na Expo Abreu 2015, que teve lugar em Lisboa no início de novembro, e “ainda sem os efeitos desta campanha”.
O profissional afirma que “o Brasil sempre foi prioritário para a Agência Abreu” e pretendem “incrementar ainda mais as vendas para o destino, que a ver pela Expo Abreu já está a inverter a tendência dos últimos anos”.
Já o Governador deixou presente que “o turismo sempre foi tratado de forma secundária” e desde que tomou posse decidiu “torná-lo prioritário”, dado, como afirma, este ser “uma setor de grande potencial económico para o Estado do Rio Grande do Norte”.
Robinson Faria deixou claro que esta promoção do seu estado em Portugal é um “assunto prioritário do Estado brasileiro” e, por isso, esteve ontem em conversações com a administração da TAP para estabelecerem um “acordo de parceria” de reforço de ligações entre Portugal e a cidade de Natal. O governante garante que o destino tem todas as capacidades para captar novamente as atenções dos turistas portugueses, principalmente agora com o novo aeroporto intermodal, o primeiro privado do Brasil, o que “permite uma maior facilidade de diálogo com as companhias aéreas”, enalteceu.
O Governador disse que este ano, e até ao momento, apenas viajaram de Portugal para Natal cerca de três mil portugueses, embora Ruy Gaspar tenha dito que até setembro deste ano o Rio Grande do Norte tenha recebido mais 20% de turistas (podendo ter chegado mesmo a mais 30% segundo palavras do Governador) do que em igual período do ano passado, gerando mais 400 milhões de reais (100 milhões de euros) para a economia aquele Estado.
O secretário de Turismo destacou que têm estado a trabalhar mais os segmentos de família, lazer e aventura e nos próximos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o turismo do Rio Grande do Norte, que conta atualmente com 52 mil leitos, “deverá movimentar em torno de 1,5 mil milhões de reais (378 milhões de euros).