A revista Lonely Planet Traveller acaba de incluir o Alentejo na exclusiva lista de 52 melhores locais do mundo para passar um fim-de-semana.
Na sua edição de janeiro, a equipa daquela que é uma das publicações de referência a nível mundial elaborou um original guia de escapadelas para todas as ‘short breaks’ do ano, começando por uma viagem num Citroen 2 CV pelo sul de França ou por um mergulho no ambiente da Guerra dos Tronos em Dubrovnik, Croácia. O Alentejo surge na 25ª posição, sendo evidenciado o seu património monástico, com destaque para o Mosteiro Flor da Rosa, actualmente uma Pousada, e um dos mais antigos em Portugal. A cidade de Elvas com o seu estatuto de Património da Humanidade, com destaque para as suas fortificações; a brancura de Castelo de Vide e a imponência rochosa de Marvão são evidenciados como fortes argumentos para a inclusão do Alentejo nesta exclusiva lista.
Segundo Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, este destaque dado à região, “enche-nos de orgulho e são o resultado de um árduo trabalho de promoção internacional, onde se inclui uma estratégia de convites selecionados à imprensa”.