O Dolce CampoReal Lisboa, em Torres Vedras, foi premiado com o diploma Green Key 2017, um galardão internacional, atribuído a empreendimentos turísticos que cumprem um conjunto de requisitos distribuídos por 13 áreas de atuação, realizando assim um esforço em prol de uma atividade mais sustentável.
Este resort 5 estrelas, que se encontra localizado em plena área protegida das Serras do Socorro e Archeira, tem vindo a implementar desde a sua abertura, várias medidas para reduzir a sua pegada ecológica. Apesar do aumento substancial na ocupação, o hotel conseguiu, nos últimos anos, diminuir o consumo de energia e recursos hídricos. Fê-lo principalmente através da utilização de iluminação LED e sensores de movimento e ainda da aplicação de redutores de caudal nos quartos bem como do aproveitamento de água das chuvas para rega do campo de golfe e áreas ajardinadas.
A promoção dos produtos endógenos é outra das preocupações do hotel que através do estabelecimento de parcerias com fornecedores locais, utiliza nas suas cozinhas o que de melhor se produz na região. Nos restaurantes, são muitos os pratos que incluem produtos como a pera Rocha do Oeste, o pastel de feijão ou a ginja de Óbidos, sendo que a carta de vinho é constituída maioritariamente por referências da região. O hotel está ainda a introduzir a utilização de alguns produtos de origem biológica, tendo inclusive uma horta ao cuidado dos próprios colaboradores.
Paula Duarte, diretora do Dolce CampoReal mostrou-se muito satisfeita por este reconhecimento por parte do programa Green Key, que segundo a mesma, resulta “de um trabalho de toda a equipa”, acrescentando: “Para além das intervenções que levámos a cabo nas infraestruturas do hotel e de forma a torná-lo mais eficiente, temos vindo a realizar algumas atividades de sensibilização e formação dos colaboradores. Acreditamos que a preservação do ambiente é uma questão estratégica para o Dolce CampoReal Lisboa, uma vez que estamos inseridos no seio de uma área protegida e vemos isso como um fator diferenciador face à concorrência.”
O Dolce CampoReal Lisboa é uma das 6 unidades do concelho de Torres Vedras que recebeu o galardão Green Key. O distrito de Lisboa conta com 14 unidades galardoadas, sendo Torres Vedras o concelho com maior número de galardões recebidos e/ou renovados em 2017.
Recorde-se que 2017 foi considerado pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.