Airbnb revela novos dados globais, lança Escritório de Turismo Saudável e cria Primeiro Conselho Consultivo de Turismo

A Airbnb revelou novos dados de transparência globais relativos aos impactos positivos da partilha de alojamento doméstico em mais de 300 das principais cidades, em 80 países em todo o mundo.

Os novos dados, acessíveis a qualquer pessoa em todo o mundo, abrangem integralmente o ano de 2017 e fazem parte de um compromisso contínuo de transparência da Airbnb com os governos, demonstrando os benefícios inerentes a um turismo saudável para as famílias e para as respetivas comunidades locais. Os novos dados revelam que, em todo o mundo, há 4,85 milhões de anúncios na plataforma Airbnb, em mais de 191 países. A grande maioria dos hóspedes afirma que escolheu a Airbnb porque pretende viver como um morador local (79%) e porque é mais prático do que os hotéis (89%).

Mais de metade dos hóspedes que utilizam a Airbnb a nível global (53%) referem que o dinheiro que economizaram usando a Airbnb foi gasto em empresas locais, enquanto quase metade dos gastos dos hóspedes (44%) é efetuado nas comunidades onde eles ficam alojados, espalhadas pelas cidades e não apenas nas zonas de hotéis e turísticas.

“Com as viagens e o turismo a crescer mais rápido do que a maioria do resto da economia, é fundamental beneficiar o maior número possível de pessoas – e atualmente nem todo o turismo tem sido criado da mesma forma. Para democratizar os benefícios das viagens, a Airbnb oferece uma alternativa saudável aos hábitos de viagens em massa que atormentam algumas cidades há décadas”, afirmou Chris Lehane, responsável máximo de Políticas Globais e Comunicações da Airbnb.

Sobre o nosso país, os novos dados revelam que Portugal possui uma comunidade vibrante de anfitriões que sabe acolher viajantes de mais de 150 países nas suas casas e comunidades; O anfitrião típico ganhou 4.096€ alugando seu alojamento durante 44 noites por ano, proporcionando uma renda significativa ao cidadão comum e às famílias; Portugal acolheu mais de 2,6 milhões de visitantes no ano passado e 455 mil pessoas viajaram de Portugal para outros destinos, criando ligações físicas através de diferentes fronteiras e culturas.

Novo Escritório de Turismo Saudável

Os novos dados agora revelados coincidem com o lançamento do novo escritório de Turismo Saudável da Airbnb, uma iniciativa para ajudar a impulsionar o turismo local, autêntico e sustentável em países e em cidades de todo o mundo.

Desde a fundação da empresa, há cerca de dez anos, os viajantes descobriram novos destinos e bairros fora das rotas turísticas típicas, levando os benefícios económicos do turismo às pequenas empresas e aos moradores locais em todo o mundo. Aproveitando este trabalho através de parcerias, programas e eventos, com o Escritório de Turismo Saudável a Airbnb vai expandir os seus esforços para capacitar economicamente as comunidades, direcionar as viagens para lugares menos conhecidos e apoiar hábitos de viagem ecológicos.

“A Airbnb apoia o turismo que é local, autêntico, diversificado, inclusivo e sustentável”, afirmou Chris Lehane. “Através dos rendimentos significativos obtidos pela nossa comunidade global de anfitriões, da nossa capacidade de promover o turismo para os locais que mais precisam e dos benefícios sustentáveis inerentes à hospedagem, a Airbnb está a fornecer o tipo de viagens que mais adequado para esses destinos, para os residentes e para os viajantes.”

A importância do Novo Conselho Consultivo de Turismo

Para apoiar esta missão em constante crescimento a Airbnb congratula-se também com o seu primeiro Conselho Consultivo de Turismo. Composto por especialistas em turismo global, esta entidade ajudará a moldar a visão e as atividades de longo-prazo da empresa, de modo a garantir que a Airbnb continua a ser uma solução para o excesso de turismo causado pela massificação das viagens.

Esta é uma questão particularmente importante porque a indústria do turismo continua a crescer. De acordo com o World Travel & Tourism Council (WTTC), o setor de viagens é atualmente responsável por 313 milhões de postos de trabalho e por gerar 10% do PIB mundial.

O Conselho Consultivo de Turismo é composto por líderes e especialistas em políticas de turismo a nível global, que durante os seus anos de trabalho no setor têm definido muitos dos motes para as discussões sobre os temas mais importantes da indústria: Taleb Rifai, ex-Secretário geral da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas (UNWTO); David Scowsill, Diretor Executivo da EON Reality Inc. e ex-Presidente e CEO do World Travel & Tourism Council (WTTC); Rosette Rugamba, Diretora Geral da Songa Africa e Amakoro Lodge e ex-diretora geral do Turismo do Ruanda; e Hon Bob Carr, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros da Austrália e ex-Governador da Região de Nova Gales do Sul.

“Estamos muito orgulhosos de contar com alguns dos principais líderes do setor das viagens que ingressaram no nosso Conselho Consultivo de Turismo”, disse Chris Lehane. “São, todos eles, líderes com excelentes credenciais e que trabalharam para promover um turismo saudável. Ao contar com estes membros de quatro continentes diferentes estamos ansiosos para obter as suas perspectivas, de modo a garantir que a Airbnb continua a ser uma solução para os problemas causados pelo excesso da atividade turística e para aproveitar os seus conhecimentos, com o objetivo de promover o turismo saudável em todo o mundo.”

“O tipo de turismo que a Airbnb oferece melhora a qualidade de vida dos moradores dos destinos, bem como a experiência e a qualidade das viagens para os hóspedes”, afirmou por sua vez Taleb Rifai, ex-Secretário-geral da Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas. “Estou entusiasmado e animado por fazer parte do Conselho Consultivo de Turismo da Airbnb e por trabalhar com os meus colegas do Conselho para garantir que a empresa continua a ser uma força para o turismo saudável em todo o mundo; uma força do bem”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui