Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura espanhola promovem-se em comum na China

A Comissão de Turismo da Eurorregião Alentejo-Centro de Portugal-Extremadura (EUROACE) reuniu-se esta segunda-feira, dia 7 de maio, na Guarda. Um encontro que aconteceu em paralelo ao 5.º Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, organizado pelo Turismo Centro de Portugal e que está a decorrer nesta cidade.

Esta reunião da Comissão de Turismo da EUROACE contou como temas centrais alguns dos projetos em que as três regiões participam de forma comum ou coordenada. Casos da feira ITB Shanghai, na China, que vai acontecer já este mês; um evento gastronómico das três entidades em Bruxelas, com chefes de cada região; encontros “Meet Portugal em Espanha” e “Meet Espanha em Portugal”, com empresários de ambos os lados; um “roadshow” nos Estados Unidos; ou a candidatura ao Projeto Europeu POCTEP.

Estiveram presentes, entre outros, Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal; Francisco Martín Simón, Diretor Geral de Turismo da Extremadura; e Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

“Estas reuniões servem para definir a aposta estratégica em quatro fileiras: Turismo do Património e Cultura; Turismo de Natureza e Ativo; Turismo Gastronómico e Enoturismo; e Turismo Religioso”, considerou, no final da reunião, Pedro Machado. “Isto representa um virar de página para um mercado alargado. Somar as três regiões é potenciar a atratividade da Eurorregião”, acrescentou.

Francisco Martín Simón destacou o facto de o turismo estar a criar cada vez mais empregos na eurorregião. “São 91.000 empregos e queremos chegar aos 100.000”. Para isso, é preciso virem mais turistas e o mercado chinês é estratégico. “China gerou 136 milhões de viagens em 2017, em todo o Mundo. Estima-se que serão 222 milhões em 2025. Queremos mostrar aos chineses que o paraíso existe e está nesta eurorregião”, disse.

Vítor Silva elogiou os esforços que têm sido feitos com esta união e reiterou a aposta no mercado chinês: “Na China não sabem o que é Portugal ou Espanha, sabem o que é a Europa. Faz sentido esta promoção conjunta”.

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