O grupo hoteleiro PortoBay terminou 2018 com receitas consolidadas de 82 milhões de euros, registando o melhor ano de sempre. O desempenho das unidades de Lisboa e da Madeira foram elementos chave para o alcance deste resultado, tendo o mesmo sido penalizado pela desvalorização do real.
O Grupo PortoBay Hotels & Resorts, que durante 2018 atuou em Portugal e no Brasil com 12 unidades hoteleiras e 1520 quartos distribuídos nas categorias de quatro e cinco estrelas, empregando mais de 1000 pessoas, fechou o ano com 910 mil dormidas, mais 3,5% do que no ano anterior.
A cadeia hoteleira teria superado estes resultados, não fosse o impacto da desvalorização do real. Sem esta depreciação, as receitas do grupo teriam atingido os 83,2 milhões de euros.
Em Portugal, onde o grupo tem nove unidades – seis na ilha da Madeira, uma no Algarve e duas em Lisboa, os rendimentos operacionais foram de 71,83 milhões de euros, representando um crescimento de 1,6% face ao ano anterior.
As unidades do Grupo PortoBay em Lisboa estão beneficiar do bom momento do turismo na capital. Os dois hotéis do grupo em Lisboa fecharam 2018 com uma taxa de ocupação de 85,1%, assinalando um crescimento de 7% na receita operacional.
Na Madeira, o grupo atingiu mais um recorde, o da fidelização. Os seis hotéis na ilha alcançaram 47,2% de hóspedes repetentes, num indicador muito valorizado pelo grupo. Este valor tem vindo a crescer ano após ano, o que reforça a satisfação com os hotéis PortoBay.
O grupo fechou o ano na Madeira crescendo a receita em 1,8%, com uma taxa de ocupação de 91,1%. Na taxa de fidelização, indicador muito valorizado pelo grupo PortoBay, os seis hotéis na ilha alcançaram 47,2% de hóspedes repetentes. Este valor tem vindo a crescer ano após ano, o que reforça a satisfação com os hotéis PortoBay.
A região do Algarve sofreu, depois de um ano recorde em 2017. O hotel PortoBay Falésia registou uma ocupação anual de 82,5%, menos 3% que o ano anterior. Os hóspedes repetentes alcançaram os 32%, subindo 4%.
No Brasil, onde PortoBay tem três unidades hoteleiras – Rio de Janeiro, São Paulo e Búzios – a receita operacional atingiu os 46,2 milhões de reais, um crescimento de 10,8% face ao ano anterior. Depois de dois anos particularmente difíceis para a hotelaria no Brasil, PortoBay recuperou 12% em taxa de ocupação, fechando o ano com 73%.
NOVAS ABERTURAS
O Grupo PortoBay abriu recentemente o PortoBay Hotel Teatro, no Porto, uma unidade com de 4 estrelas, com 74 quartos. Em breve surgirá uma segunda unidade na Invicta, o PortoBay Flores, uma unidade de cinco estrelas, localizado no centro histórico da cidade, recupera um emblemático palacete do séc. XVI e tem abertura prevista para o verão de 2019.
Na Madeira, surgirá o hotel Les Suites at Cliff Bay, um complexo que oferece 23 suites de luxo, situado no topo de um promontório único com vistas sobre os jardins e o mar numa área total de 6 mil metros quadrados.
ÍNDICE DE REPUTAÇÃO ELEVADO: 91,4%
Em 2018, o Grupo PortoBay atinge um índice de reputação (GRI: Global Reputation Index), na Review Pro, de 91,4%. Este índice baseia-se em mais de 10 mil comentários e avaliações realizadas pelos hóspedes nos mais reconhecidos auditores online. Este valor é o mais elevado entre as cadeias hoteleiras portuguesas com semelhante dimensão.
Resultado da satisfação dos hóspedes com os hotéis, em 2018 PortoBay foi galardoado com 102 prémios e certificações, fazendo com que PortoBay Hotels & Resorts se consolide como o grupo hoteleiro português mais premiado. Os prémios foram atribuídos por vários players do mercado, como TripAdvisor, Trivago e HolidayCheck, Expedia, Booking, British Airways Holidays, TUI e Thomas Cook.
SUSTENTABILIDADE
O grupo considera que políticas de responsabilidade social e um sólido compromisso com a sustentabilidade são absolutamente cruciais tanto para a empresa como para os nossos interlocutores.
É neste âmbito que, em 2018, o grupo PortoBay entregou 65 mil euros a seis instituições através da iniciativa ‘HOPE by PortoBay’. Desde 2012, já foram entregues 322 mil euros no âmbito deste programa. Ainda na área social, há mais de 10 anos que são entregues diariamente, na Madeira, 70 refeições à CASA (Centro de Apoio ao Sem Abrigo). Por ano são entregues 25 mil refeições, provenientes das cozinhas do resort Vila Porto Mare e do hotel Porto Santa Maria, a pessoas em dificuldades.
No âmbito cultural, o grupo celebra protocolos com diversos agentes. Em 2018 foram oferecidos cerca de 150 noites de alojamento e refeições num valor total de 17 mil euros. O último ano ficou ainda marcado pela criação do Prémio Paquete de Oliveira, uma iniciativa conjunta de PortoBay e do ISCTE, que irá atribuir anualmente 5 mil euros ao melhor trabalho na área das Ciências da Comunicação, elaborado por alunos de instituições de Ensino Superior portuguesas no âmbito de cursos de Mestrado e pelo evento ’30 Portugueses, 1 País’, que decorreu no hotel PortoBay Liberdade (em Lisboa), e contou com a presença de várias personalidades do panorama nacional.