As empresas do Turismo já podem candidatar-se aos Estatutos PME Líder e PME Excelência 2016. O Estatuto PME Líder tem por objetivo distinguir as empresas com perfis de desempenho superiores, conferindo-lhes notoriedade e criando-lhes condições otimizadas de financiamento para desenvolverem as suas estratégias de crescimento.
No caso das empresas do setor do turismo, o Estatuto é atribuído pelo Turismo de Portugal, numa parceria com os principais bancos a operar em Portugal, designadamente o Banco BIC, o Banco BPI, o Banco Popular, o Bankinter, a Caixa Geral de Depósitos, o Crédito Agrícola, o Millennium BCP, o Montepio, o Novo Banco, o Novo Banco dos Açores, e o Santander Totta.
Para Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, “A competitividade e excelência reconhecidas ao setor foram geradas por pequenas e médias empresas, um pouco por todo o país. Não podemos menosprezar o papel das PME na consolidação da indústria do turismo. A marca Portugal cresce e inova através das suas PME.”
As empresas devem manifestar o interesse na obtenção do Estatuto PME Líder junto de uma Instituição de Crédito protocolada que efetuará a análise do seu perfil de risco e, no caso de cumprirem as condições de acesso definidas, formalizar a proposta ao Turismo de Portugal.
Associados ao Estatuto estão, para além do reconhecimento do mercado, o acesso em melhores condições a produtos financeiros e a uma rede de serviços às empresas, bem como a facilitação na relação com a banca e a administração pública.
O grupo das PME Líder que apresentem os melhores desempenhos será também anualmente distinguido com o Estatuto de PME Excelência, criando condições acrescidas de visibilidade para estas empresas de perfil superior.
Mais informação em www.turismodeportugal.pt