“Agora, reservar é mais fácil” quem diz é a Costa Cruzeiros

A Costa Cruzeiros apresentou ontem, no Hotel Mundial, em Lisboa, o seu novo sistema de preços sob o lema “Agora, reservar é mais fácil”. Um novo modelo de pricing que tem início já este mês de maio e que envolve todos os cruzeiros da companhia na temporada de 2018, à exceção das Voltas ao Mundo.

Segundo Jorge Carreiras, diretor geral da Line C – Agência de Viagens e Representações Turísticas, representante da Costa Cruzeiros em Portugal, que apresentou o novo sistema aos agentes de viagens e jornalistas, destacam-se quatro tópicos-chave com o sistema agora apresentado: maior transparência, com a possibilidade de optar sempre pelo tudo incluído; recompensar e distinguir o cliente que reserva com maior antecedência, dando especial atenção às famílias; criar uma vantagem competitiva; e, finalmente, oferecer sempre a tarifa mais vantajosa para cada cliente, diferenciando entre Tudo Incluído (Total Comfort) e Melhor Preço (Basic).

O mesmo responsável frisou ainda que este modelo já foi ensaiado noutros países e chega agora ao mercado português, indo ao encontro “de uma necessidade do próprio público-alvo, que é ter os custos controlados, uma vez que os preços têm uma evolução em crescendo”. E isto aplica-se tanto ao cliente que essencialmente “quer o preço mais barato e portanto tem-no e com o cruzeiro completo, até ao cliente que acaba por querer não só o cruzeiro , mas ter valores acrescidos como as bebidas incluídas e outros detalhes que fazem parte da tarifa, mas sempre num crescendo e privilegiando não só esse controlo de custos pelo próprio cliente, como também criando aqui alguns mecanismos de proteção à reserva antecipada, nomeadamente na questão das famílias também”.

Jorge Carreiras relembrou ainda que em Portugal a tendência é para reservar mais tarde e que muitas vezes o que se verifica é famílias a procurarem camarotes quádruplos a um mês da partida: “É lógico que já não vão encontrar, porque outros mercados já se anteciparam, portanto queremos tentar passar a mensagem de conforto a alguém que possa programar a sua viagem com um ano de antecedência, permitindo inclusive cancelamentos até 45 dias com uma penalidade mínima de 50€, mas que leve as pessoas de facto a conseguirem exatamente aquilo que pretendem num cruzeiro, isto é, seja o preço mais barato, seja um cruzeiro com alguns valores acrescidos.”

Entre as novidades face ao sistema de preços anterior, sublinha-se, designadamente no que reporta à tarifa Total Comfort, uma série de benefícios a bordo disponível desde a abertura das vendas. Acresce, ainda, a disponibilidade simultânea de três tarifas distintas: Basic para o cliente que dá especial atenção ao fator preço; Total Comfort, para quem pretende adquirir valores acrescentados à fórmula do Tudo Incluído e o Deluxe, para o cliente que pretende usufruir de um tratamento exclusivo, uma viagem em pleno com as melhores atenções e um cruzeiro com muitos privilégios. Destaque ainda para o desenvolvimento de uma política de “Satisfação/Devolução” no contexto dos preços Comfort e Deluxe.

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