De acordo com o AHP Tourism Monitor, o mês de novembro de 2015, em que mais uma vez cresceram os principais indicadores da hotelaria por comparação com o período homólogo, regista um dado surpreendente surpresa: a estada média de turistas (número de dias que o hóspede permanece no hotel, calculado em função da relação do número de dormidas e o número de hóspedes), subiu pela primeira vez desde abril de 2015.
Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, comenta: “A hotelaria nacional manteve o ritmo de crescimento evidenciado até novembro, o que nos faz crer que vamos fechar o ano de 2015 com melhores resultados na performance hoteleira do que 2014. Destaque no mês de novembro para o crescimento da estada média (+2,26%), o que é muito interessante. Note-se que mesmo no verão a estada média dos hóspedes nos hotéis diminuiu perante 2014. Em novembro, um mês tradicionalmente menos bom para a hotelaria, registou-se comportamento inverso”.
“No entanto”- acrescenta a responsável – “esta manifestação não foi suficiente para inverter a tendência: a duração da estada é o único indicador em queda no acumulado de janeiro a novembro. O que demonstra que temos de continuar a trabalhar para aumentar o tempo de estada dos turistas nos hotéis portugueses, que, em termos de média nacional, não chega às 2 noites”.
Ainda no que respeita ao mês de novembro, a taxa de ocupação por quarto subiu 1,74 p.p. em comparação com o período homólogo do ano anterior, atingindo os 52,15%. Na performance por categoria, a única que não registou aumento foi a de três estrelas, com uma variação de menos 1,98 p.p. do que em novembro de 2014.
Os destinos turísticos com a taxa de ocupação quarto mais elevada foram Madeira (80,16%), Lisboa (64,22%) e Grande Porto (55,99%).
O preço médio por quarto ocupado subiu 6,23% (fixou-se em 61,94 euros) e o RevPar – preço médio por quarto disponível – aumentou 9,9% (fixou-se em 32,30 euros). Os destinos turísticos com o RevPar mais elevado foram Lisboa (49,54 euros), Madeira (47,78 euros) e Grande Porto (33,61 euros).
Ainda em novembro, a receita média por turista no hotel foi de 98 euros (mais 7,69% do que em novembro de 2014) e a estada média de 1,81 dias, valor superior a 2,26% face ao verificado no período homólogo.