Albufeira inaugura escultura em homenagem ao turista

Albufeira inaugura escultura em homenagem ao turista

0

Para assinalar o Dia Mundial do Turismo, o Município de Albufeira inaugurou a escultura “Homenagem ao Turista”, situada no miradouro do Pau da Bandeira, um dos locais mais emblemáticos e também mais fotografados da cidade. A obra, da autoria de Teresa Paulino, pretende homenagear uma indústria que transformou Albufeira num dos destinos mais conhecidos e procurados a nível internacional.

Quem chega ao miradouro do Pau da Bandeira para avistar um dos cartões-de-visita da cidade – a famosa Praia dos Pescadores – pode, agora, registar o momento na companhia de uma família de turistas sorridentes e felizes que, desde a passada terça-feira, passaram a fazer parte daquele local.

A escultura “Homenagem ao Turista”, da autoria de Teresa Paulino, foi inaugurada pela Câmara Municipal de Albufeira  para assinalar as comemorações de “uma data muito importante para Albufeira, já que o Turismo é a nossa primeira indústria”, salientou o presidente da Autarquia, Carlos Silva e Sousa, que elogiou a obra pela “alegria que transmite, com todos os elementos a sorrir, símbolo da felicidade e boa disposição comum a quem está de férias num local edílico como Albufeira”. O autarca acrescentou ainda que “é com esse sorriso que temos que continuar a trabalhar em prol de Albufeira, dos albufeirenses e de todos os que nos visitam”.

Recorde-se que o Turismo é um dos maiores setores da economia a nível mundial e o principal motor da economia do Algarve, em particular de Albufeira, considerada a capital do turismo nacional. Na sua intervenção, o presidente da Assembleia Municipal de Albufeira referiu que “uma das caraterísticas mais salutares de um povo é quando consegue ter um Turismo onde exista paz, qualidade de serviços, qualidade ambiental e um acolhimento de excelência a todos aqueles que nos visitam. E em Albufeira temos tudo isso”, garantiu Paulo Freitas.

A escultura foi elaborada pela artista plástica Teresa Paulino, que dedicou a obra a “todos os turistas que visitam o Algarve e, em particular, Albufeira”. Autora de outras estátuas em Albufeira como “A Família de Pescadores”, na Praça dos Pescadores, e “O Músico da Banda de Paderne”, em frente ao Estádio João de Campos, na freguesia de Paderne, a escultora é também conhecida por outras obras emblemáticas que decoram a região algarvia, entre elas, “Os Observadores”, junto ao Aeroporto de Faro, ou “A Vendedora do Mercado”, à entrada do Mercado de Loulé.

A encerrar o discurso, Carlos Silva e Sousa chamou ainda a atenção para o tema que encabeça as comemorações deste ano: “em Albufeira temos abraçado o Turismo para Todos ou Turismo inclusivo, promovendo a igualdade de todos e a acessibilidade universal através de um conjunto de atividades e projetos, que continuaremos a desenvolver”, garantiu o presidente da Câmara Municipal, mostrando-se satisfeito com “o aumento da taxa de ocupação, das receitas e do volume de negócio provenientes do setor”.

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply