A Amadeus completou hoje a aquisição da Navitaire, até à data pertencia à Accenture, por 830 milhões de dólares.
Esta aquisição é um marco importante para a Amadeus nos segmentos low cost e híbridos da indústria da aviação, onde a Navitaire tem uma base de clientes de mais de 50 companhias aéreas a quem fornece soluções para melhorar a criação de rendimentos e o controlo de custos nas aéreas de reservas, vendas de serviços adicionais (ancillaries) programas de fidelização de clientes (loyalty), gestão e contabilidade de rendimentos e business Intelligence.
“A aquisição da Navitaire é um passo importante para a Amadeus, aumentando o nosso portfólio de produtos e o nosso conhecimento da indústria da aviação”, afirmou Luis Maroto, CEO da Amadeus. “A indústria está cada vez mais complexa, com várias companhias aéreas servindo diferentes segmentos de passageiros, e existe uma diferença cada vez menor entre as companhias aéreas low cost e as companhias aéreas tradicionais. A combinação da tecnologia e da experiência Amadeus e da Navitaire assegura-nos uma melhor posição para atender às necessidades de todos os nossos clientes”.
“O ajuste cultural da Navitaire na Amadeus é perfeito, já que ambas as empresas têm uma mentalidade focada no produto e uma grande experiência na indústria da aviação” explica Julia Sattel, vice-presidente de Airline IT da Amadeus. “Mas também existem elementos distintivos e penso que as duas empresas têm muito que aprender uma com a outra. Com o tempo e com a melhoria do conhecimento, irá produzir sinergias que também vão beneficiar os nossos clientes”.
A Navitaire torna-se numa linha de negócio distinta dentro da unidade de Airline IT da Amadeus. David P. Evans, atual CEO da Navitaire, continuará nessa posição. A Amadeus também manteve a marca da empresa adquirida, que se tornará “Navitaire, an Amadeus Company”.
A integração do portfólio de produtos e soluções da Navitaire para as companhias aéreas low cost vão complementar a oferta da Altéa, o conjunto de soluções dirigidas principalmente às companhias aéreas tradicionais. A intenção da Amadeus é comercializar os dois portfólios de produtos de forma separada. A Amadeus vai continuar a investir no desenvolvimento das duas plataformas, melhorando os serviços e funcionalidades para todos os tipos de companhias aéreas. A Amadeus acredita que a aquisição lhe permitirá melhorar a conectividade entre diferentes companhias aéreas dentro do mesmo grupo empresarial ou da mesma aliança e, assim, melhorar o desempenho das duas plataformas.
Na sequência desta aquisição, aproximadamente 550 empregados da Navitaire, incluindo a administração, serão transferidos para a Amadeus com efeito imediato.
A aquisição da Navitaire por parte da Amadeus recebeu todas as aprovações regulatórias necessárias, incluindo a aprovação das autoridades responsáveis pela concorrência nos Estados Unidos, na União Europeia e no Brasil.