Gasto turístico no Porto e Norte aumenta 10%

0
839

O IPDT, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Aeroporto do Porto, acaba de traçar o perfil do turista que visitou o Porto e Norte de Portugal (PNP) durante o quarto trimestre de 2015. As conclusões mostram que o valor do consumo médio por pessoa subiu consideravelmente face ao trimestre homólogo (402 euros), fixando-se agora nos 443 euros. Cada turista gastou, em média, 82 euros por noite no último trimestre do ano. Os brasileiros foram os que mais gastaram, com um consumo médio de 137 euros, por pessoa e por noite, um acréscimo de 14 euros face a igual período de 2014.

Analisando o local onde pernoitaram os turistas no PNP, os que vieram em negócios ou em lazer/férias, concentraram-se maioritariamente no Grande Porto, enquanto que os turistas em visita a familiares e amigos ficaram alojados essencialmente em locais fora do Grande Porto. Face ao período homólogo de 2014, nota-se um aumento da concentração de turistas que pernoitam no Grande Porto, em especial no segmento em turismo.

Os turistas estrangeiros que já tinham visitado o PNP deslocaram-se a este destino uma a três vezes por ano, destacando-se nesta categoria os turistas em visita a familiares e amigos ou em negócios. Em relação ao trimestre homólogo de 2014, observa-se um aumento da frequência de visitas ao PNP nos três segmentos, o que indica que os turistas que visitaram o destino no outono deste ano revelaram uma maior familiaridade com o mesmo, o que sugere uma evolução positiva na fidelização destes visitantes.

Analisando o perfil do turista, verifica-se que 62% tem idades situadas entre os 26 e os 50 anos. Os inquiridos são, na sua maioria, casados ou vivem em união de facto (54%), seguindo-se os solteiros, com uma incidência de 39%, segmento que regista um acréscimo de 15% face ao período homólogo de 2014.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here