ANA Aeroportos lança hoje novo website e app

Partindo do princípio, o utilizador ao aceder a www.ana.pt será direcionado de imediato para o website do aeroporto que se encontra mais próximo da sua área geográfica, identificando o local com uma foto identificativa da região. De seguida, a partir daqui é muito fácil procurar o que pretende: informação de partidas e chegadas dos voos; reservas de lounge, fast track ou estacionamento, diretas através do website da ANA, ou reencaminhamento para o Booking ou para os websites das rent-a-cars e das companhias aéreas no caso de reservas de hotéis, viaturas ou para efetuarem check-in; promoções das companhias aéreas que operam para os aeroportos portugueses, podendo a partir daí serem direcionados para os websites das próprias transportadoras; informação em relação aos acessos do aeroporto e transportes públicos; e reconhecimento das lojas e serviços de comidas e bebidas que se encontram antes de depois da passagem pela segurança do aeroporto (dispostos por categorias).

Para as reservas de lounge, fast track e estacionamento, possíveis de realizar diretamente através do website da ANA, está disponível apenas o pagamento através de cartão de crédito, embora Artur Arnedo, responsável pelo departamento de Telecomunicações e Digital da Direção de Não Aviação da ANA Aeroportos, tenha referido que estão já “a estudar outras formas mais facilitadas” para o efeito.

A nova imagem do website transmite “uma alteração do tom de voz que a ANA pretende passar aos seus clientes e passageiros”, muito mais “descontraída, pessoal e de proximidade com os passageiros, e muito menos institucional”.

App simplificada e de utilização rápida

No caso da app, esta foi pensada sobretudo “para a pesquisa rápida”, com um menu muito simplificado e de rápida utilização”.

Neste caso a informação existente na app resume-se a ofertas e descontos; serviços de mobilidade reduzida e premium; reservas como as existentes no website; serviços de lojas comidas e bebidas; horários de partidas e chegadas.

Uma das particularidades da app passa por o utilizador poder seguir um determinado voo até ao destino final. Para isso basta ativar o botão “seguir”, que a partir daí irá ser notificado de todas as alterações que possam haver com o voo em questão, mesmo que não tenha a app ligada. No final basta aceder de novo à app para desligar o botão.

Numa primeira fase não será necessário que o utilizador se registe no website ou na app para ter acesso a todos estes serviços e reservas, embora a ANA afirme que esteja a “equacionar essa hipótese”.

De futuro, a empresa tenciona ainda melhorar os serviços disponíveis, comoçando pela tal maior personalização através de um login, integrar redes sociais, disponibilizar ofertas mais direcionadas e tornar, sobretudo, a app mais interessante para o turista que visita a cidade do aeroporto para o qual irá viajar. Tendo em conta esta última questão, Artur Arnedo garante estarem já a “identificar e estudar quais serão ao melhores parceiros a nível de startups, como as ofertas mais interessantes”, para poderem anexar outros tipos de serviços na aplicação.

A ANA escusou-se a revelar o valor do investimento nestas novas plataformas digitais.

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