APAVT estabelece acordos com os Turismos de Macau e Marrocos

A Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo (APAVT) marcou presença na FITUR 2025, um dos maiores eventos internacionais de turismo, que decorreu recentemente em Madrid, Espanha.
A participação da Associação ficou marcada pelo estabelecimento de uma parceria com o Turismo de Macau, cujo objetivo é reforçar a promoção de Macau no mercado europeu, assumindo-se aquela Região Administrativa Especial da China como Destino Preferido 2025, da The European Travel Agents’ and Tour Operators’ Associations (ECTAA). A assinatura do acordo contou com as intervenções da diretora da Turismo da Macau (MTGO), Maria Helena de Senna Fernandes, de Eric Drésin, secretário-geral da ECTAA, e do presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, perante uma numerosa audiência, onde destacavam agentes de viagens portugueses e espanhóis.
Pedro Costa Ferreira destacou a relevância da FITUR para a construção de redes colaborativas e expansão de oportunidades para os agentes de viagens portugueses. “A relação entre Macau e a APAVT tem uma história rica e vive nos dias de hoje um momento verdadeiramente especial. Depois de Macau ter sido escolhido como “Destino Preferido da APAVT” em 2024, olhamos para 2025 com enorme ambição. Focando-nos apenas nos momentos mais importantes, estamos juntos na FITUR e festejaremos os 75 anos da APAVT juntos em Macau, no 50.º Congresso da nossa associação, em dezembro deste ano”.
Pedro Costa Ferreira reforçou ainda que “2025 será um ano onde Macau terá um lugar absolutamente especial, num trabalho que visa consolidar as relações turísticas entre Portugal e Macau, bem como estimular os restantes mercados europeus, e particularmente o espanhol, a estreitarem as relações com Macau, com a China e com o Oriente em geral”.
Ainda no decorrer da FITUR, foi assinado um memorando de entendimento com o Turismo de Marrocos, que designa este país como o “Destino Preferido Internacional da APAVT” para o ano de 2025. O momento contou com a participação do diretor-geral do Turismo de Marrocos, Achraf Fayda, do diretor para os mercados de Espanha e Portugal, Khalid Mimi, e do lado da APAVT, o presidente, Pedro Costa Ferreira, o vice-presidente, Carlos Baptista, e ainda o diretor executivo, Ricardo Figueiredo.
Esta iniciativa consolida o compromisso da APAVT em promover um destino que se distingue pela sua riqueza cultural, proximidade geográfica com Portugal e pelo vasto potencial turístico que oferece, promovendo a colaboração entre o destino e o mercado português, reforçado com o lançamento do programa de formação da APAVT “E_Learning – Academia Marrocos 2025”, dirigido a agentes de viagens e operadores turísticos, que promete, não só enriquecer o conhecimento dos agentes de viagens sobre Marrocos, mas também melhorar significativamente a promoção e as vendas do destino.
Pedro Costa Ferreira enalteceu que, “este acordo reafirma o nosso compromisso em promover o turismo como um impulsionador do desenvolvimento económico e da diplomacia, consolidando o seu papel como elemento-chave na criação de parcerias estratégicas. Marrocos é um destino fantástico, em constante evolução. Será, sem dúvida, uma excelente oportunidade para o mercado português conhecer ainda mais a extraordinária diversidade que este destino oferece.”

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