Arquipélago da Madeira: eventos durante todo o ano

Festas de Carnaval ©Francisco Correia

O povo da Madeira sabe como comemorar e é mestre na arte de bem receber. Para equilibrar a sua famosa tranquilidade com momentos de verdadeira animação, o arquipélago da Madeira brinda todos os seus visitantes com um extenso calendário de festividades que não deixa ninguém indiferente.

Carnaval

Em fevereiro, enquanto o resto da Europa se protege das temperaturas frescas, a Madeira explode de ousadia. Aqui, o Carnaval é festejado ao longo de duas semanas de festa, pois uma duração inferior não serviria para congregar todas as atividades que, ao longo dos anos, se têm estabelecido como tradição e servido para a construção da reputação de “grandes foliões” que os madeirenses, com grande orgulho, ostentam.

O ponto alto desta festa? O Grande Cortejo Alegórico, que se realiza no sábado anterior à terça-feira de Carnaval e transforma as principais avenidas do Funchal num sambódromo madeirense.

Carnaval ©Francisco Correia

Festa da Flor

A Festa da Flor na Madeira é uma celebração vibrante que marca a chegada da primavera, destacando a exuberante flora da ilha. O arquipélago transforma-se num palco, que vê pelo seu chão entendidos os mais belos tapetes florais e pelas suas avenidas muita animação, sobressaindo concertos, desfiles de moda e exposições de carros clássicos.

O Cortejo Alegórico da Flor é o momento mais aguardado, ao atravessar as principais avenidas Funchalenses com dezenas de carros alegóricos enfeitados com as belas flores madeirenses, enquanto milhares de figurantes, com destaque para as crianças, desfilam ao som de alegres sinfonias.

Festa da Flor ©Francisco Correia

Clássicos na Magnólia

O “Clássicos na Magnólia” é uma montra viva onde brilham os carros clássicos mais bem preservados da Região. No último fim de semana de julho, no auge do verão e na semana anterior ao Rally Vinho Madeira, os jardins da Quinta Magnólia, no Funchal, recebem, numa animada exposição, as viaturas clássicas de outros tempos, numa homenagem ao automóvel, mas também ao automobilista, com a recriação do fascinante ambiente do início do séc. XX.

Clássicos na Magnólia ©André Ferreira

Festival do Atlântico

O Festival do Atlântico marca o início do verão na Madeira. Destacam-se os espetáculos piromusicais que acontecem nos quatro sábados consecutivos de junho, proporcionando uma experiência inesquecível, que combina música e fogo de artifício.

No entanto, há muito mais: dos espetaculares sunsets musicais, às manifestações vibrantes da Semana das Artes, passando pelas recriações históricas do Mercado Quinhentista de Machico, cada momento do mês de junho é uma oportunidade para viver a cultura e a magia do arquipélago da Madeira.

Festival do Atlântico ©Francisco Correia

Festa do Vinho Madeira

O final do verão é a altura em que convidamos todos os nossos visitantes a descobrirem alguns dos segredos do Vinho Madeira. Ao longo das três semanas em que decorre a Festa do Vinho Madeira, é instalada na Praça do Povo do Funchal um Wine Lounge, onde decorrem provas de vinho, concertos e tertúlias. As atividades decorrentes da Festa do Vinho convidam, também, visitantes e locais a deslocarem-se às vinhas rurais e participarem no processo da vindima, desde a apanha ao pisar da uva.

Festa do Vinho Madeira ©Nuno Andrade

Festival Colombo (Porto Santo)

Em setembro, a ilha do Porto Santo recebe o Festival Colombo, uma autêntica recriação histórica do quotidiano insular do século XV, que ficou marcado pela passagem de Cristóvão Colombo. Concertos, dramatizações, mercados quinhentistas, danças exóticas, acrobacias e malabarismos invadem as ruas do Porto Santo e transportam os visitantes numa verdadeira viagem ao passado.

O Festival Colombo, que acontece no final do verão, é também a ocasião perfeita para desfrutar de uns calmos e sossegados dias de praia no areal do Porto Santo.

Festival Colombo ©Nuno Andrade

Festival da Natureza

A realizar-se no início de outubro, este evento do calendário turístico pretende promover a animação turística no âmbito da Natureza, incentivando a prática de atividades desportivas em contacto direto com o património natural da Madeira.

Das caminhadas ao mergulho, da canoagem ao BTT, durante cinco dias, a Madeira celebra o facto de ser um dos principais destinos de turismo ativo da atualidade e convida todos os visitantes a participarem na aventura!

Festival da Natureza ©Nuno Andrade

Celebrações de Natal e Ano Novo

O mês de dezembro na Madeira é marcado por um conjunto extraordinário de festividades. As decorações de Natal, a animação de rua, a atmosfera festiva e os espetaculares fogos de artifício tornam esta época num dos momentos mais memoráveis de todo o ano.

O Funchal é o epicentro das festividades, e a autenticidade do seu mercado de Natal tem contribuído para que, nos últimos anos, tenha figurado na lista dos Melhores Mercados de Natal da Europa.

Já a noite de Fim de Ano e os primeiros minutos de janeiro brindam visitantes e locais com uma exibição incomparável de luz e cor. Haverá melhor lugar no mundo para entrar no Ano Novo?

Fim de Ano ©Miguel Nóbrega.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui