Para responder aos crescentes desafios de competitividade, produtividade e eficiência, a APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo criou um gabinete de serviços para o qual selecionou um grupo de profissionais credenciados e de empresas que asseguram aos seus associados a prestação de um serviço de qualidade, de assistência e de consultoria, em diversas áreas.
Este gabinete, exclusivo dos associados da APENO, pode ser consultado gratuitamente, sendo que essa consulta é realizada online ou presencialmente (quando a pandemia o permitir).
“Criámos este gabinete de serviços com o intuito de ajudarmos o nosso associado a fazer crescer e a profissionalizar os seus enoturismos”, explica Luís Sá Souto, vice-presidente da APENO e responsável pela área de negócios. “As linhas de apoio nacionais e comunitárias estão quase a abrir e estamos atentos para podermos aconselhar e ajudar a desenvolver projectos dos nossos associados. Queremos fazer do enoturismo português uma referência mundial”, refere.
“Abarcamos várias áreas e temos a certeza que este gabinete é uma mais valia, principalmente para o pequeno produtor que muitas vezes deixa escapar o potencial que tem porque não tem uma estrutura montada. O facto de prestarmos este tipo de consultoria vai permitir aos mesmos perceber em que direção ir, quais as suas oportunidades, elaborar planos de acção e ter um acompanhamento desses projectos”, explica ainda Luís Sá Souto.
Numa época em que as questões de sustentabilidade e do meio ambiente estão cada vez mais em voga, uma das áreas de maior destaque no gabinete de Serviços será a de consultoria e certificação que permitirá ao associado da APENO o acesso a programas de formação-ação relativos ao CAP/IAPMEI/CTP.
“Em Março, em data ainda a anunciar, vamos marcar um webinar de esclarecimento onde os nossos associados poderão participar e onde vão estar presentes alguns dos nossos parceiros a divulgar os seus serviços”, remata o presidente da APENO.