ATA reforça aposta em promoção na Europa

0
616

A promoção do Algarve como destino de excelência continua a ser a prioridade da Associação Turismo do Algarve (ATA). Depois de ter estado na Vakantibeurs, a maior feira de turismo holandesa, que contou mais de 1.200 expositores da área do turismo activo e de naturezae na Foire Vakanz, no Luxemburgo que abrange maioritariamente turistas oriundos da Alemanha, França e Bélgica, a Associação Turismo do Algarve vai continuar a marcar presença em feiras internacionais de referência.

Na agenda de janeiro e fevereiro, estão marcadas a Holiday World Belfast 2016, na Irlanda, a CMT Stuttgard, na Alemanha – International Exhibition for Caravaning, considerada a maior feira de turismo para o público, e as Fiets, com organização holandesa e belga.

A participação da ATA na Matka Nordic Travel Fair terá lugar entre os dias 21 e 24 de janeiro, no Helsinki Exhibition & Convention Centre, em Helsínquia, na Finlândia, onde o Algarve estará representado com um stand de 24m2. A Feira Nórdica de viagens Matka é o maior evento turístico do norte da Europa e o cenário perfeito para contactar profissionais dos países nórdicos, países bálticos e Rússia para avaliação do mercado e realização de contactos com os operadores locais.

Apesar de pequeno, o mercado turístico da Escandinávia tem grande potencial turístico. No caso do mercado finlandês, e apesar ter apenas 5,3 milhões de habitantes, dada a austeridade do clima, parte das férias são gozados durante o inverno, condições que fazem com que o Algarve seja uma opção. A participação nesta feira justifica a procura de novos mercados para região, não só no âmbito do produto Sol e Mar, mas também no que toca aos produtos complementares.

De 22 a 24 de janeiro será a vez do Holiday World Dublin, nas instalações da Royal Dublin Society. Destinada ao consumidor final, a manhã de 22 de janeiro está reservada à vertente profissional, período em que a ATA tem previsto um get-together o seu stand, com degustação de vinhos da região para os operadores e imprensa irlandesa. O stand deste ano, que ocupa 36m2 onde estarão representados 14 associados da ATA, reflete a aposta do Algarve no mercado irlandês, o 5º mercado para a região.

A presença do Algarve na Fiets & Wandelbeurs de Amesterdão nos dias 20 e 21 de fevereiro vai reforçar a região como destino para a prática de pedestrianismo e passeios de bicicleta, actividades que, de uma forma continuada, contribuem para a afirmação do Algarve junto do mercado Holandês.

Entre 27 e 28 de fevereiro, a edição da Fiets & Wandelbeurs Bélgica conta com a participação de cerca de 350 expositores. A grande adesão do público a eventos de natureza tão específica espelha o interesse do mercado neste tipo de produtos, sendo esta a principal montra das várias opções e destinos de cicloturismo e pedestrianismo no Benelux. A presença da ATA nesta feira acontecerá em paralelo com a participação de empresas associadas, que integrarão o stand do Algarve, onde terão a oportunidade de apresentar os seus pacotes turísticos, com o objetivo de cativar o interesse dos visitantes e compradores de turismo de natureza.

A Bélgica é um mercado prioritário para promoção de produtos turísticos associados à natureza. É objetivo do Algarve cativar o interesse de operadores turísticos e do público em geral, para a oferta única que a região tem para oferecer. Para além de um rico e vasto património natural, o Algarve combina recursos turísticos como a Ecovia, Via Algarviana, Rota Vicentina, termalismo, enoturismo, com o património, gastronomia, percursos pedestres, entre outros, aliando o melhor da Natureza a outras experiências memoráveis.

A participação da ATA nestas e noutras feiras é uma oportunidade ímpar para a divulgação do Algarve enquanto destino turístico junto do mercado emissor europeu, que corresponde a cerca de 75% do total de dormidas na região.

«O Algarve é, atualmente, um destino consolidado. O Reino Unido, continua a ser o nosso principal mercado, mas a Alemanha, a Irlanda e a França que têm vindo crescer», explica Dora Coelho, diretora executiva da ATA. «Os mercados irlandês e francês, que mostram grande afinidade com o nosso País e com a Região, continuam a ser estrategicamente trabalhados, nomeadamente através da participação neste tipo de eventos. É objetivo da ATA alavancar a notoriedade do destino e fazê-lo crescer, principalmente na época baixa. São mercados cada vez mais abertos a outras áreas de atividade turística como o turismos de natureza, desportivo ou de caminhadas», continua.

A construção de um destino turístico é uma tarefa permanente. A estratégia da ATA passa por impulsionar a promoção dos principais recursos da região nos mercados prioritários, através do reforço dos principais produtos, ao mesmo tempo que investirá em produtos menos conhecidos que considere necessários alavancar.

A participação em feiras especializadas faz parte da estratégia de promoção da ATA, quer para o mercado global, com reforço nas categorias Sol & Mar, quer junto de targets específicos. Até ao final do ano, a ATA planeia ser presença regular neste tipo de eventos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here