Como parte da comemoração do seu centenário, a British Airways anunciou a pintura de quatro aviões com um design retro que reflete o passado da companhia. O Boeing 747 é o primeiro avião confirmado com um designda British Overseas Airways Corporation (BOAC).
A pintura da era BOAC, entre 1964 e 1974, vai decorar um B747 com a matrícula G-BYGC. A aeronave vai deixar a oficina de pintura em Dublin e chegar a Heathrow, Londres, a 18 de fevereiro, ingressando na frota no dia seguinte. Este dia coincide com o 50.º aniversário do primeiro voo do Boeing 747, que será assinalado alguns dias antes dessa data.
Ao BOAC 747 vão seguir-se outros três aviões com diferentes design retro, com detalhes que serão revelados posteriormente. Os quatro aviões vão realizar as rotas da British Airways e exibir com orgulho alguns dos designspopulares como parte das comemorações do centenário da companhia aérea.
Alex Cruz, Chairman e CEO da British Airways, afirmou que “temos muitos clientes e colegas da British Airways que têm boas recordações das nossas pinturas anteriores e partilham regularmente as suas fotografias pelo mundo inteiro. É muito entusiasmante reintroduzir alguns designs clássicos e não há melhor forma para começar do que o icónico desenho BOAC. A nossa História tornou-nos no que somos hoje, por isso o nosso centenário é o momento ideal para revisitar a nossa herança e o panorama da aviação do Reino Unido através destes designs icónicos. Estamos entusiasmados por partilhar os detalhes de outros designs nas próximas semanas”.
O 747 foi intencionalmente escolhido para odesign BOAC, sendo uma variante posterior do mesmo tipo de aeronave. O design BOAC vai manter-se no Boeing 747 até 2023. Nessa altura, a British Airways já terá substituído a maioria dos 747 da sua frota por novas aeronaves de longo curso. Isto inclui a entrega de 18 A350 e 12 Boeing 787 Dreamliners nos próximos quatro anos, que apresentam novas cabines e são ambientalmente ainda mais eficientes, bem como outras 26 aeronaves de pequeno curso, fazendo parte do investimento da companhia aérea para os clientes em 6,5 mil milhões de libras.