Cancun: mergulho no legado Maia

Cancun e a Riviera Maia continua a ser um dos destinos de férias mais procurados pelos portugueses. Águas cristalinas, em tons degradé, temperaturas “calientes”, excelente gastronomia, inúmeras atrações e a sempre presente cultura Maia são os motivos perfeitos para atrair até si milhares de turistas todos os dias.

Crónica de Sílvia Guimarães    Fotos e vídeo: Miguel Moura

NO LIMITE DO MAR DAS CARAÍBAS, situam-se as penínsulas de Yucatán e Quintana Roo que reúnem, num raio de 200 quilómetros, a partir do aeroporto internacional de Cancun, símbolos culturais dos mais importantes do México, entre eles as ruínas Maias de Chichén Itzá e de Tulum, e ainda curiosas formações naturais chamadas de cenotes. A partir daí pode partir em busca daquilo que o mar tem de melhor para oferecer, como as muitas praias paradisíacas ou os encantos da Isla Mujeres ou, ainda, o fundo submarino repleto de peixes exóticos.

Isla Mujeres

ISLA MUJERES. O seu nome causa curiosidade. Há quem diga que os espanhóis a batizaram assim devido às várias estátuas da deusa Ixchel (deusa da lua, da água, do amor, da medicina, da abundância e da fertilidade, sagrada para os Maias) que se encontram espalhadas pela ilha. Outros dizem que quando os espanhóis chegaram só lá entraram mulheres, porque os homens estavam no mar a pescar. Quem sabe?

Certo é que de barco (catamaran, lancha ou ferry), a partir do continente, poderá encontrar uma das ilhas mais visitadas pelos turistas que chegam ao país dos mariachis.

Porém, se a sua intenção era encontrar um local semi-deserto, com praias quase sem ninguém, não é isso que vai encontrar. A ilha tem 13 quilómetros e conta com pequenos hotéis, restaurantes, bares e lojas, assim como um delfinário, onde poderá nadar com estes seres amigáveis, ou um local de proteção de tartarugas, o Tortugranja.

Apesar de nem tudo ser positivo, porque, devido à muita procura, a ilha está a tornar-se um pouco massificada, esta não deixa de ser um local pitoresco onde poderá fazer fotos lindíssimas, ao percorrê-la de táxi ou de carro de golfe alugado.

XOXIMILCO. De volta ao continente, depois de um dia relaxante em Isla Mujeres, que tal uma noite muito bem passada onde a diversão e a boa disposição imperam?

Após refrescar-se no hotel, em Cancun, embarque numa típica e colorida gondola mexicana e deixe-se levar pelos canais de Xoximilco, enquanto saboreia algumas das iguarias da gastronomia mexicana e aprecia um bar aberto, em que a tão famosa tequila é a imperatriz.

Ideal para fazer em grupo de amigos ou família, até 10 pessoas por gondola, a diversão está garantida. À medida que a embarcação vai percorrendo os canais, com se de Veneza de tratasse, os convidados poderão assistir a espetáculos dignos de um carnaval mexicano, onde os mariachis, os costumes musicais e folclóricos de cada região mexicana e as músicas latinas não poderiam faltar. Isto tudo quase sempre sem sair da gondola.

O único senão é que, se viajar com bebés ou crianças muito pequenas, esta atividade não é para si, dado que apenas aceitam maiores de 5 anos.

DCIM100GOPROGOPR0690.JPG

O QUE SÃO CENOTES? Esta é uma pergunta muito frequente de quem chega à península de Yucatán. Os cenotes são formações naturais, que se traduzem em poços de águas cristalinas. A água dos cenotes é originária de rios subterrâneos onde, com o passar dos milénios, ocorreu um colapso das estruturas rochosas que os sustentam. Muitos deles são cavernas ou poços parcialmente cobertos, enquanto outros dão origem a lagos e ambientes totalmente abertos.

A península de Yucatán é a região mais conhecida do mundo pelos seus cenotes e, embora as opiniões dos guias turísticos não sejam unânimes, estima-se que no México existam entre 7 e 10 mil cenotes, entre públicos e privados, mas poderão ser muitos mais.

Os visitantes têm acesso a muitos destes cenotes mediante pagamento e as atividades que podem praticar nos mesmos são imensas. Desde mergulho, snorkeling, tirolesa, rapel, passeios de caiaque ou boia, o mais importante será estar bem disposto e preparado para partir à aventura, sem receios, porque tudo é realizado com a máxima segurança, até mesmo no caso de viajar com crianças.

NO TOUR XENOTES OASIS BY XCARET, que poderá adquirir no hotel, encontra os quatro tipos de cenotes, tornando-se, por isso, a forma ideal para desfrutar destas maravilhosas formações naturais.

Para que não fique preocupado em tirar fotos, porque estamos a falar de atividades aquáticas e nem sempre é fácil, o parque dispõe de fotógrafos para o efeito. O valor é de 54€ com um número de fotos ilimitado, tiradas em pontos estratégicos do parque durante as atividades ou onde quiser, basta pedir!

O preço por pessoa deste tour, que inclui lanche de produtos típicos e bebidas, situa-se nos 118 euros por adulto e 88 euros por criança. Vale a pena!

A caminho de Chichén Itzá, não deixe de passar pelo cenote Xtoloc. Neste local de grande importância religiosa para os Maias, realizavam-se rituais de sacrifício, que poderá “reviver” através de intervenções cénicas executadas por descendentes daquele povo ancestral.

Chichén Itzá

CULTURA MAIA EM CHICHÉN ITZÁ. Ir ao México e não visitar Chichén Itzá é como ir a Roma e não ver o Papa, podia bem ser o ditado local.

Chichén Itzá é um dos mais de 30 mil sítios arqueológicos do México, considerado o mais importante e famoso templo Maia.

É aqui que encontra a famosa Pirâmide de Kukulcán, também conhecida como El Castillo, eleita em 2007 uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo. A cidade arqueológica totaliza 16 grandes estruturas, algumas das quais em processo de conservação

Apesar de Chichén Itzá significar “a boca do poço dos sábios da água”, que se desengane quem pensa que este é um lugar fresco. Numa zona árida e praticamente sem árvores, a sensação térmica é elevada, a rondar os 40ºC, sendo, por isso, obrigatório levar consigo roupas leves, protetor solar, chapéu e muita água.

A área a percorrer é extensa, mas vale inteiramente a pena, podendo ainda comprar um “recuerdo” numa das dezenas de tendas de vendedores ambulantes. Como manda a tradição, o segredo será sempre regatear todo e qualquer preço, para que não corra o risco de trazer o artigo pelo dobro ou triplo do valor.

XCARET MÉXICO ESPETACULAR. É este o nome do espetáculo que poderá desfrutar no parque temático Xcaret, todos os dias, a partir das 20h, com ou sem jantar incluído.

Quer escolha ou não passar o dia a divertir-se no parque – e garantimos que vale a pena! – pode sempre optar por deslocar-se até lá apenas à noite para assistir àquela que já foi considerada a “melhor produção teatral do mundo”. E não é por menos!

O espetáculo é apresentado diariamente para 6 mil pessoas no Gran Teatro Tlachco, construído especialmente para o acolher, dentro do parque. Relata uma bela e incomparável viagem pela história, costumes e tradições do México, protagonizada por mais de 300 artistas (134 músicos, 25 cantores, 54 dançarinos, 32 dançarinos pré-hispânicos, 23 jogadores de bola pré-hispânicos, 16 cavaleiros e amazonas, 16 “velhos”, 7 voadores e 36 técnicos de som e luz).

Não é fácil dizer por palavras o que só os olhos e os ouvidos permitem vislumbrar. Através de lendas, danças e trajes típicos de cada região, onde até animais entram em cena, a garantia é que sairá do recinto de coração cheio.

Xcaret

DICAS ÚTEIS

Onde ficar

Escolher onde ficar hospedado na Riviera Maia não é tarefa fácil, mas deixamos-lhe algumas dicas.

Se quer aproveitar o dia para a praia, desfrutar das facilidades do seu hotel, aventurar-se em alguns dos passeios propostos pelo seu operador turístico e sair para se divertir à noite, o ideal será ficar em Cancun ou, pelo menos, durante alguns dos dias da sua estadia.

Já se a ideia for apenas descansar e/ou fazer algumas excursões, o melhor será optar pela Playa del Carmen ou Tulum, ambas fora das grandes confusões urbanísticas, embora também com uma apreciável vida noturna.

Os muitos resorts que acompanham todo o litoral das penínsulas de Yucatán e Quintana Roo, onde ficam situadas as cidades de Cancun, Playa del Carmen e Tulum, na grande maioria pertencentes a grupos hoteleiros estrangeiros, são excelentes e oferecem o sistema de tudo incluído.

A nossa sugestão recai sobre os hotéis do grupo Iberstar. Em Cancun, o Iberostar Selection Cancun ou o Coral Level at Iberostar Selection Cancun têm tudo para tornar os seus dias perfeitos. Já na Playa del Carmen, o complexo Iberostar é constituído por sete hotéis, de categorias diferentes, mas todos de elevada qualidade. Para mais informações consulte: www.iberostar.com/pt.

Iberostar Cancun
Iberostar Cancun
Iberostar Playa del Carmen
Iberostar Playa del Carmen

Como chegar

O tour operador Newblue, do grupo World2Meet, é a melhor opção para viajar até Cancun durante a temporada de verão de 2023. A operar com um novo avião A350-900 da World2Fly, mais sustentável e com uma insonorização quase perfeita, a operar à partida de Lisboa, torna-se na opção mais económica e ecológica, desde 1.273€ com estadia na Riviera Maia, em regime de tudo incluído.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui