Com 254 anos de história, Castelo Branco é capital de distrito, situada no coração da Beira Baixa. Trata-se de um concelho composto por 22 freguesias, que é uma referência no Interior de Portugal, destacando-se pelo equilíbrio entre património histórico, desenvolvimento económico e qualidade de vida.
Castelo Branco dispõe de uma localização estratégica, com boas acessibilidades, serviços públicos de qualidade e uma oferta diversificada de equipamentos culturais, educativos e desportivos, bem como centros de investigação e um núcleo empresarial e industrial dinâmico e inovador, que se alia a um vasto património histórico, cultural e paisagístico.
Reconhecida pelo icónico Jardim do Paço Episcopal (exemplar único do estilo Barroco no país), pela excelência do Bordado de Castelo Branco (integrando a Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria Artesanato e Artes Populares), pelo surpreendente Parque do Barrocal (com uma paisagem geológica única) e pelo Castelo edificado pelos Templários, a cidade albicastrense afirma-se como um pólo cultural de grande relevância, onde tradições se mantêm vivas e acessíveis a residentes e visitantes.

A imponente Sé Concatedral (Igreja de São Miguel da Sé) tem um interior repleto de detalhes artísticos que fazem dela um ponto de interesse para os amantes da história e da arte sacra, assim como o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, com um acervo que abrange desde a pintura até as artes decorativas.
O Parque da Cidade é um dos maiores espaços verdes urbanos de Castelo Branco, com jardins, fontes e um lago, sendo o local perfeito para relaxar no meio da natureza. Ao lado, encontramos o Cruzeiro de São João, com uma arquitetura simples mas significativa, testemunho do valor espiritual e cultural que a cidade preserva ao longo dos séculos.
Na zona histórica da cidade, destaque para a emblemática Torre do Relógio – um elemento incontornável da paisagem albicastrense – e os Portados Quinhentistas, que apresentam registos da época em pormenores decorativos em alto e baixo-relevo.

Cada vez mais, Castelo Branco é um museu a céu aberto, onde também se encontram belíssimos murais. Para os amantes das artes, a paragem é obrigatória no Museu Cargaleiro, lugar de culto à arte contemporânea do mestre, que proporciona uma experiência visual única.
Dedicado ao ex-libris cultural albicastrense, o Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco preserva e promove esta arte, enquanto o Museu da Seda apresenta a história da produção da seda e os métodos e equipamentos usados na tecelagem do tecido.
O Cine-Teatro Avenida é um dos principais espaços culturais da cidade, assim como o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB), oferecendo uma programação diversificada e com exposições e atividades direcionadas para todas as faixas etárias.
Nas imediações da cidade, está a Ermida de Nossa Senhora de Mércoles, um local de peregrinação com uma igreja de arquitetura simples e rústica, rodeada de oliveiras e azinheiras.
São vários os espaços imperdíveis, que também podem ser conhecidos através das 10 rotas temáticas de Castelo Branco, convidando a conhecer ainda espaços de natureza, desde a Serra da Gardunha até ao Parque Natural do Tejo Internacional, numa vasta rede de percursos pedestres, rotas Birdwatching, rotas BTT e praias fluviais.
Para quem gosta de emoções fortes, existem atividades como voos de asa-delta, paramotor e parapente, bem como o Kartódromo integrado no Parque de Desportos Motorizados, num verdadeiro mundo de experiências e aventuras.
A gastronomia é também um dos pontos fortes do concelho, onde o paladar é enriquecido por sabores tradicionais da região, que merecem ser provados nos vários certames dinamizados no concelho, onde se destacam os produtos e pratos típicos de caráter único e qualidade reconhecida, nomeadamente os produtos endógenos, como o mel, o vinho, os enchidos, o azeite e o já reconhecido queijo da Beira Baixa.
Com a conjugação de todos estes fatores e caraterísticas, Castelo Branco afirma-se como um território que combina a preservação das suas raízes com uma visão moderna, sustentável e próspera, projetando uma identidade forte e um futuro promissor para quem nele vive, trabalha ou visita.





