Já em outubro de 2021, as companhias aéreas do grupo SATA – SATA Air Açores e Azores Airlines – haviam alcançado um recorde histórico no número de passageiros transportados.
A SATA Air Açores e Azores Airlines voltou a registar em dezembro 2021 um novo recordce com mais de 97 mil passageiros transportados, um acréscimo de 3471 passageiros, quando comparado com 2007, ano em que o mês de dezembro foi destacado como tendo sido, até à data, o melhor de sempre na história do grupo SATA, no que respeita ao número de passageiros transportados.
Este resultado agora registado, faz com que dezembro de 2021 tenha fechado com um acréscimo de 92,4% em relação ao mesmo período de 2020. O crescimento só não foi mais expressivo, uma vez que o final de ano acabou por ser afetado por algumas desistências e pedidos de alteração nas reservas de passageiros, confrontados com o comportamento da pandemia.
A evolução muito positiva que as companhias aéreas do Grupo SATA vinham assistindo a partir de julho de 2021 e sentido até dezembro 2021, fizeram com que a retoma total da atividade viesse a ser uma realidade para ambas as companhias aéreas do grupo SATA, o que representou uma exceção a nível global, tendo em conta que as perspetivas para o ano de 2021, tanto da ICAO (International Civil Aviation Organization) como da IATA (International Air Transport Association) não indicavam que viesse a ser possível, já em 2021, igualar aos níveis de procura prépandémicos e, menos ainda, ultrapassar a procura de 2019.
O resultado alcançado é claramente um motivo de satisfação no grupo SATA, tanto mais que as companhias aéreas mantiveram uma taxa regular de pontualidade, na ordem dos 90%, ao longo dos meses e em dezembro também, apenas pontualmente comprometida pelas condicionantes atmosféricas adversas sentidas nas últimas semanas deste ano, que obrigaram ao cancelamento ou atraso de algumas ligações, em particular, no Arquipélago dos Açores.
Será de realçar, que no decurso do ano de 2021, e em virtude da situação de pandemia, as companhias aéreas do grupo SATA, adotaram, a partir de março 2020, uma política de flexibilidade comercial. Entre outras soluções criadas, permitiram alterações gratuita das reservas, campanhas de reembolso total das viagens, a troca de viagens por vouchers e a prorrogação da validade dos mesmos, por forma a facilitar a vida aos viajantes.