easyJet aumentou em 8,1% para 16,1 milhões de passageiros no 1º trimestre...

easyJet aumentou em 8,1% para 16,1 milhões de passageiros no 1º trimestre fiscal

0

O número de passageiros transportados pela easyJet aumentou em 8,1% para 16,1 milhões, numa altura em que a capacidade cresceu em 7,3% para 17,8 milhões de lugares e que a taxa de ocupação subiu em 0,6% para 90,3%.

A sólida performance de receita por assento em outubro foi todavia impactada pelos trágicos eventos de Paris e do Egito, o que resultou numa redução da procura e da tarifa média em novembro e dezembro. As reservas antecipadas para o segundo trimestre revelam uma significativa melhoria na receita por assento quando comparado com novembro e dezembro. No primeiro trimestre, a receita por assento desceu em 3,7% numa base de moeda constante.

A receita total manteve-se sólida nos 930 milhões de libras, 0,1% abaixo do ano anterior, com a receita gerada pelo aumento no volume de passageiros e uma maior taxa de ocupação a compensarem a redução na receita por assento e as perdas de 32 milhões de libras registadas nas flutuações das taxas cambiais.

O custo por assento desceu em 3,7%2 numa base de moeda constante, como resultado de robustas ações de gestão e da aceleração da implementação dos nossos planos de otimização de custo, assim como dos benefícios inerentes à quebra no preço dos combustíveis. O custo por assento excluindo o combustível numa base de moeda constante aumentou em 1,3%2, um resultado melhor do que o comunicado em novembro de 2015.

A easyJet assegurou no início de janeiro os ratings de crédito da Moodys (Baa1 Stable) e da Standard & Poors (BBB+ Stable) e anunciou um Euro Medium Term Note Programme de 3 mil milhões de libras que reflete a posição líder da empresa em muitos dos principais aeroportos europeus, uma forte posição face ao custo e um sólido balanço. Esta medida faz parte da análise de capital da easyJet e vai facilitar o acesso a novas fontes de financiamento.

Os depósitos monetários ascenderam a 743 milhões de libras e o saldo de tesouraria até 31 de dezembro de 2015 foi de 266 milhões de libras, revelando o sólido desempenho financeiro da easyJet.

Como resultado desta sólida performance, do baixo preço do combustível, de uma disciplinada alocação de capacidade e de uma oferta comercial resiliente, as expectativas do Conselho de Administração para lucro antes de impostos para o ano que finda a 30 de setembro de 2016 mantêm-se em linha com as expectativas de mercado.

 

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply