Os novos corpos sociais da Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP) tomaram posse esta quarta-feira, em Lisboa.
Raul Ribeiro Ferreira continua à frente da associação como presidente da direção e salientou, durante o seu discurso de tomada de posse, que neste novo mandato, para o triénio 2016-2019, terá como uma das principais prioridades a revogação do decreto n.º 271/82, que extinguiu a figura do diretor de hotel. “Se não conseguirmos convencer a secretária de Estado e os outros parceiros de que um hotel precisa de ter um diretor, então temos que admitir que falhámos”, proferiu o responsável. “Hoje em dia, designa-se por diretor de hotel os operacionais que estão à frente dos hotéis e isso é um erro que consideramos grave”, disse ainda, deixando o recado ao Governo: “enquanto eu cá estiver, enquanto não o conseguir, continuarei a falar nisso”.
O presidente reeleito deixou presente que esta nova direcção, à semelhança da que presidiu nos últimos três anos, “é uma direção jovem, com uma nova visão, em que todos somos licenciados, não que isso faça diferença, mas diferencia dentro daquilo que é o novo diretor de hotel e esse tem sido o nosso trabalho e o que queremos manter no próximo triénio”.
Raul Ribeiro Ferreira garantiu que a formação dos diretores de hotel continuará a ser um dos principais desafios da ADHP e, para isso, irão continuar a desenvolver ações nesse sentido em diversas instituições de ensino, tudo porque acreditam que o novo diretor de hotel deverá ser “uma pessoa muito mais atenta às crises económicas, às mudanças culturais, aos novos canais de distribuição e de venda, às mudanças existentes nos meios de transporte, aos novos mercados emergentes, às novas modalidades de educação, às novas realidades de tipologias de alojamento, aos nichos de mercado e à forma de valorizar o produto”. Para o responsável “este é o diretor de hotel em que a ADHP acredita e quer ajudar a construir”.
Segundo o presidente da ADHP estamos a passar pelos “melhor anos da hoteleira”, mas relembrou que “o RevPar continua a estar em níveis muito baixos”, sendo estes “números que preocupam” os diretores de hotel “enquanto gestores”. Para Raúl Ribeiro Ferreira o diretor de hotel terá sempre um papel importante para o crescimento destes indicadores.
Corpos sociais da ADHP para o triénio 2016-2019
Direção
Presidente – Raul dos Santos Ribeiro Ferreira
Vice-presidente – Fernando Miguel Farropas Garrido
Secretária – Ana Cristina Soares Reis Afonso Beatriz de Almeida
Tesoureiro – Paulo Jorge Ferreira Cabaças Lopes
1º Vogal – José João Jordano Serrano
2º Vogal – António Manuel da Silva e Melo
3º Vogal – Marco Aleixo Pinto Moura da Silva
4º Vogal – Nuno José Rodrigues Rasteiro
Assembleia Geral
Presidente – José Portugal Catalão
1º Secretário – Henrique Pontes Lopes
2º Secretário – Sérgio Renato das Neves Simões
Conselho Fiscal
Presidente – Fernando Mateus Dias Carvalho
1º Secretário – Carlos Ferreira da Costa
2º Secretário – Maria da Luz Deslandes Pinto Basto