Europcar torna Portugal pioneiro em serviço de acesso direto ao carro

O Europcar Premium Pick Up é um novo serviço que a multinacional de rent-a-car irá lançar, a partir de 4 de outubro, na estação da empresa do Aroporto de Lisboa, que coloca Portugal na linha da frente deste projeto como país piloto na Europa.

A partir de agora, e para reservas efetuadas a partir de brokers, os clientes já não necessitam se se sujeitar a filas de espera na estação da Europcar no aeroporto mais movimentado do país. Para terem acesso ao veículo alugado necessitam apenas de ter na sua posse um QR Code que lhes facilitará de imediato a chave e localização do mesmo.

“Ao chegar ao aeroporto, o cliente dirige-se a um terminal próprio e com o QR Code regista-se no leitor, recebe a chave e a informação do local onde a viatura está estacionada”, explicou Paulo Moura, diretor geral da Europcar, afirmou, esta quarta-feira, dia 29 de setembro, em conferência de imprensa, realizada em Lisboa.

O objetivo deste novo serviço passa por abranger todos os principais aeroportos de Portugal Continental (Lisboa, Porto e Faro) e Madeira (Funchal) durante o ano de 2022.

“É uma solução conveniente, rápida e que queremos que venha a ser expandida e replicada nas nossas estações de cidade, nos centros urbanos, onde pretendemos criar um hub que alimenta as estações satélites”, revelou o responsável, adiantando ainda que “num futuro próximo, poderão utilizar este serviço através também de um smartphone”.

Desta forma, Paulo Moura garantiu que a Europcar pretende que “os clientes possam começar a ter acesso a essas soluções de mobilidade de forma simples, sem complicações e que, no fundo, se traduzam numa forma sustentável de mobilidade”, defendendo que estas soluções de mobilidade irão tirar cada vez mais carros dos centros da cidade e fazer com que os moradores desses centros optem por não ter viaturas próprias, recorrendo a transportes públicos e outras soluções de mobilidade.

“Nas grandes capitais europeias com dificuldade de acesso aos centros, as pessoas estão a optar por não ter carro e utilizar os transportes públicos e outras soluções de mobilidade. Julgamos que esse é o futuro e estamos a criar condições para que os nossos clientes possam beneficiar dessa plataforma”, em Portugal, frisou.

Europcar mais sustentável com frota 30% elétrica até final de 2023

E como a sustentabilidade tem sido outra das apostas e preocupações da Europcar, o diretor geral da rent a car para Portugal deixou presente que o objetivo da empresa ter “30% de carros elétricos na frota até 2023 e 10% até terminar 2021”, compromisso que assumiu, no início desta semana, com os seus financiadores de transição para mobilidade elétrica.

Estes prazos estipulados pela Europcar sofreram alguns atrasos devido à pandemia, com a falta de veículos para entrega, sobretudo elétricos, mas, independentemente disso, Paulo Moura disse têm “um compromisso de fazer a transição para a mobilidade verde”.

Verão de 2021 “foi bom mas tardio”

Apesar de dizer que o verão deste ano “foi bom”, Paulo Moura afirma que chegou tardiamente e, olhando para as reservas, vai estender-se, pelo menos, até outubro.

“Tinhamos expetativas de recuperação a partir de junho, mas a verdade é que isso aconteceu apenas em meados de julho. Foi um verão muito bom, mas muito tardio, mas que parece continuar até outubro a avaliar pelas reservas”, expressou.

No total o profissional avança que pensam fechar 2021 com “quebras de 40% de faturação quando comparando com 2019” no pré-pandemia.

2022 otimista mas chegar aos números de 2019 só lá para 2023

Se o panorama se mantiver como está atualmente, Paulo Moura acredita que apesar de esperem lucros em 2022, no segmento lazer, poderão atingir “os 30 a 35% da faturação de 2019, sendo que para igualar só lá para 2023”,

No entanto, o diretor geral alerta que terão de “corrigir os preços de mercado porque o custo de frota está a aumentar esponencialmente”, avançando que esse aumento poderá vir a ficar “muito perto dos dois dígitos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui