Filme promocional do Centro de Portugal ganha prémio na Sérvia

Filme promocional do Centro de Portugal ganha prémio na Sérvia

0

Poucas semanas depois de ter recebido um “Silver Screen” em Los Angeles, o filme “Turismo Centro de Portugal – Destino Preferido da ECTAA em 2017” ganhou agora o prémio “Silver Wave”, na categoria “Melhor Filme de Turismo”, na Sérvia.

A distinção aconteceu no SILAFEST – Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia (The International Festival of Tourist and Ecology Film), que decorreu em Veliko Gradiste, nas margens do rio Danúbio. O prémio, que corresponde a um segundo lugar na competição, foi recebido por Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal. Registe-se que o presidente do júri do SILAFEST foi Zbgnjev Žmudski, vencedor de um Oscar de Hollywood, na categoria Filmes de Animação.

Este é já o quarto prémio internacional que o filme, produzido pela Slideshow e realizado por Sara Reis, vence para o Turismo Centro de Portugal. A consagração começou em outubro de 2016, quando ganhou o “Grand Prix – Melhor Filme Português” do Festival ART&TUR, entre 109 filmes de produção nacional. No mesmo festival, realizado em Vila Nova de Gaia, arrecadou ainda o 1.º Prémio na categoria “Destinos Turísticos – Regiões”. Em junho de 2017, foi considerado o Melhor Filme, na categoria de “Destinos Turísticos – Países”, no Festival Internacional de Cinema de Turismo de Istambul, na Turquia. E em agosto foi premiado com um “Silver Screen”, equivalente a um segundo lugar, no Festival Internacional de Filme e Vídeo dos Estados Unidos, em Los Angeles.

É de realçar também que, como consequência dos prémios, o filme promocional do Turismo Centro de Portugal ocupa neste momento um lugar de destaque no ranking mundial de filmes de turismo do CIFFT – Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo: é 5.º classificado, entre 126 concorrentes. O ranking do CIFFT é elaborado por pontos, atribuídos pelos prémios ganhos em festivais de filmes de turismo. O filme do Turismo do Centro totaliza até ao momento 10 pontos. O líder é um filme promocional do Dubai. No final do ano, em dezembro, realizar-se-á uma gala final, em Viena, Áustria, com os filmes mais bem classificados.

“Os resultados desta estratégia estão à vista. Não são só os prémios e distinções. É, acima de tudo, a procura crescente do Centro por parte de visitantes internacionais. As dormidas no Centro de Portugal de turistas de fora de país cresceram 28% entre os meses de junho de 2016 e 2017”, recorda Pedro Machado.

Veja o filme neste link

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply