Governo e TP preparam nova estratégia para a próxima década

0
546

O Governo vai operacionalizar um abrangente e aberto processo de consulta pública, destinado a construir um referencial de longo prazo para o sector que enquadrará também o próximo quadro comunitário de apoio 2021-2027, que será conhecido por Estratégia Turismo 2027 (ET 27).

O debate irá decorrer até ao final do ano e vai agregar não apenas a visão de empresas, instituições e autoridades regionais, mas também reunir os contributos de campos transversais e decisivos para o turismo, como a cultura e a animação.

A ET 27 visa dar sentido estratégico às opções de investimento, promover a integração das políticas setoriais e assegurar uma estabilidade nas políticas públicas do turismo até 2027.

Nesta ocasião será ainda disponibilizado o documento ET 27 para discussão pública.

A conferência de lançamento da ET 27 decorre no próximo dia 24, às 14h30, em Tomar, contando com as intervenções do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

O evento reflete a lógica de construção da ET 27 que se quer plural e participada. Os dois painéis desta conferência pretendem evidenciar perspetivas distintas e diferenciadoras sobre o Turismo. Integram oradores provenientes de contextos diversos que contribuirão com as suas ideias e experiências, para o debate sobre o futuro do turismo. A moderação dos painéis estará a cargo dos jornalistas Nicolau Santos e Carlos Vaz Marques (programa anexo).

10 Laboratórios Estratégicos de Turismo (LET) vão ser operacionalizados até setembro e em todo o país, na formulação de respostas a pelo menos 10 desafios identificados pelo Governo, entre os quais estão a sazonalidade, as assimetrias regionais e os baixos rendimentos dos profissionais do turismo. A consulta pública envolverá empresas, instituições e Regiões e levará à construção da Estratégia Turismo 2027 (ET 27).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here