Grupo Europcar investe na SnappCar

Grupo Europcar investe na SnappCar

0

O Grupo Europcar anunciou um investimento minoritário de 20% na SnappCar. O investimento, feito através do Lab, a unidade do Grupo dedicada à inovação, permite ampliar a atividade de Carsharing e inscreve-se na ambição do Grupo em se tornar o líder de soluções de mobilidade a nível global, através de um vasto portfólio de soluções acessíveis, adaptadas a todas as necessidades de mobilidade específicas, que constituam uma alternativa à propriedade do automóvel. Com este investimento a SnappCar avança agora para uma nova fase de desenvolvimento do Carsharing na Europa. A ambição é diminuir em 5 milhões o número de carros próprios até 2022.

Com este investimento, a Europcar junta-se ao consórcio de acionistas existentes, o AutoBinck Group e o Danish Startup Studio Founders que prologaram também o seu compromisso com a SnappCar. O montante total da ronda de investimento alcançou os 10 milhões de euros.

Os investidores estão neste momento a unir esforços com uma ambição comum: ajudar a SnappCar a expandir-se geograficamente na Europa e a aperfeiçoar e inovar a utilização da sua plataforma e os serviços para os seus membros, introduzindo, por exemplo,  a “tecnologia sem chave”, que possibilita abrir ou trancar um carro através da Aplicação da SnappCar.

SnappCar é uma empresa social holandesa criada em 2011. É, atualmente, a segunda maior player internacional de carsharing na Europa, contando com mais de 250.000 clientes e mais de 30.000 carros disponíveis na sua plataforma. Hoje, a SnappCar está disponível na Holanda, na Dinamarca e na Suécia e pretende expandir-se para novos mercados.

Em média, os carros estão inativos 23 horas por dia. A SnappCar acredita que a ineficiência conduz ao desperdício e quer, por isso, democratizar a utilização do carsharing entre pares junto de milhões de europeus, permitindo que estes partilhem os seus carros de uma forma fácil, fiável e divertida.

Para o Grupo Europcar, este investimento minoritário constitui uma oportunidade para desenvolver a sua oferta de mobilidade e ampliar a sua base de clientes. O Grupo acredita que a solução de partilha de carros entre pares tem um papel a desempenhar nas cidades onde pode complementar a implementação de um esquema de Carsharing, mas também em áreas nas quais a solução de carsharing ainda não é economicamente sustentável. Na verdade, as plataformas de carsharing têm uma forte necessidade de disponibilidade de automóveis e a Europcar, ao deter de uma frota média de cerca de 214 mil veículos em 2016, pode desempenhar neste segmento um papel importante.

“Estamos muito satisfeitos por adquirir uma participação no capital da SnappCar. O Lab investiu nesta empresa pelo seu potencial de crescimento, o qual permite ao Grupo enriquecer as suas ofertas de mobilidade e chegar a novos tipos de clientes. Esta é uma ótima oportunidade para ajudar esta empresa a acelerar o desenvolvimento do carsharing entre pares em toda a Europa “, disse Sheila Struyck, diretora-geral da unidade de Nova Mobilidade e responsável do Europcar Lab.

Victor van Tol, co-fundador e CEO explicou: “É com muita satisfação que damos as boas-vindas à Europcar como acionista e parceiro no nosso caminho para conquistar a Europa. Tal como o Grupo Autobinck, a Europcar possui conhecimentos tremendamente valiosos sobre o mercado de mobilidade atual. Juntos, podemos maximizar o impacto da SnappCar na Europa e, ao mesmo tempo, aperfeiçoar e inovar a nossa plataforma e os serviços para nossos membros”.

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply