Turismo de Portugal usa o futebol para promover o país

Turismo de Portugal usa o futebol para promover o país

0

O Turismo de Portugal e a Federação Portuguesa de Futebol unem esforços na promoção externa do país, ao estabelecerem uma parceria que permite a utilização da marca Seleção Nacional de Futebol em ações de promoção internacional do Destino Portugal.

O pontapé de saída acontece durante a Taça das Confederações, que se realiza de 17 de junho a 2 de julho, na Rússia. Por esta ocasião, será realizada uma campanha digital e ações dirigidas aos operadores turísticos russos, com o objetivo de aumentar a notoriedade e reforçar a afinidade com o destino Portugal.

Até 2018, o investimento é de 320 mil euros e serão várias as ações levadas a cabo nos mercados estratégicos para Portugal, ancoradas na campanha “Cant Skip Portugal”, como forma de estimular o interesse junto dos turistas estrangeiros para conhecerem o país dos campeões europeus. Essas ações decorrerão em iniciativas promovidas pelo Turismo de Portugal, designadamente nas feiras e workshops internacionais de turismo, mas também, durante a fase de preparação dos jogos que antecedem o Mundial de 2018.

“O futebol, tão do agrado dos portugueses, é um desporto que ultrapassa fronteiras, raças ou credos e a Seleção Nacional é disto mesmo expoente maior. A sua presença além-fronteiras, em defesa das cores nacionais, é um motivo de grande orgulho onde quer que se exiba, porquanto representa Portugal e os portugueses no mundo, que se quer mais justo e fraterno para todos.

Pelos valores de que está naturalmente imbuída, intrínsecos ao ser português, a Seleção Nacional, carismática e vitoriosa, é uma embaixadora de exceção, promotora ímpar de um país que, não tendo nascido geograficamente grande, é enorme nos seus valores e exemplos.

Estamos, pois, cientes que a parceria que acabámos de estabelecer com a Federação Portuguesa de Futebol, pela similaridade de objetivos em que assenta, eleva a fasquia, levando o nome de Portugal ainda mais longe. E porque juntos somos mais fortes, esta parceria, que queremos seja duradoura, contribuirá para aumentar a nossa notoriedade nos mercados internacionais, conscientes que estamos do valor, da qualidade, diversidade e diferenciação da nossa oferta turística”, afirma o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

Para Fernando Gomes, presidente da FPF, “É com grande satisfação e honra que assinalamos com o Turismo de Portugal o estabelecimento de uma parceria global que nos permitirá elevarmos o nome de Portugal ainda mais alto e mais longe.

Se por força dos nossos estatutos e das funções que o Estado português nos delega já assumíamos no nosso ADN a missão de representar e dignificar o nome de Portugal no Mundo, o dia de hoje marcará uma nova etapa da nossa história.

A união de forças com o Turismo de Portugal permitirá acentuar a FPF e as seleções nacionais como marca global; acentuará a visibilidade de Portugal num contexto internacional, abrirá novos mercados turísticos, criará mais emprego e mais riqueza para o País que defendemos, em todas as circunstâncias, dentro e fora de campo. O dia de hoje surge igualmente como uma oportunidade de cumprirmos o nosso programa eleitoral que previa, entre várias medidas, a possibilidade de tomar partido da dimensão internacional do futebol português para estabelecer protocolos de cooperação internacional ou de participar, em conjunto com o Turismo de Portugal, em campanhas de promoção externa do nosso País.

Agradeço publicamente ao Turismo de Portugal esta sinergia de forças que nos permitirá servir ainda melhor Portugal.O grande escritor Virgílio Ferreira disse um dia que “uma língua é o lugar donde se vê o mundo e em que se traçam os limites do nosso pensar e sentir”.  Explicava ele, que da nossa “língua se vê o mar como da de outros se ouvirá a floresta ou o silêncio do deserto”.

Despeço-me com o desejo que do nosso futebol, no passado, presente e futuro, se possa ver, cada vez melhor, Portugal”, conclui.

Com esta parceria, o Turismo de Portugal está a levar a cabo uma das medidas inscritas na Estratégia Turismo 2027, com o objetivo de projetar Portugal, aumentando a notoriedade nos mercados internacionais enquanto destino para visitar, investir, viver, estudar e de grandes eventos, através de ações de promoção tendo em conta as especificidades de cada mercado.

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply