HIT Scotland e ADHP poderão assinar acordo de parceria

HIT Scotland e ADHP poderão assinar acordo de parceria

0
David Cochrane, presidente da HIT Scotland e Marco Moura ADHP

A HIT Scotland – Hospitality Industry Trust Scotland, vai organizar o seu evento anual no estrangeiro, a convite da ADHP, em Portugal. Um grupo de 36 representantes de organizações e players diversos (hotéis, estabelecimentos de ensino, agências, operadores turísticos, importadores e distribuidores ligados ao sector), para além dos principais responsáveis da HIT chegou esta quinta-feira a Lisboa, onde estiveram num get together, no Jupiter Lisboa Hotel.

Tendo como missão apoiar e dinamizar o Turismo na Escócia, a HIT Scotland existe desde 1994, e desde então tem ajudado os profissionais deste sector a perceberem o seu verdadeiro potencial. Este ensinamento é feito através da atribuição de bolsas, escolas e uma conferência de talentos emergentes, entre outras iniciativas. Ao todo a HIT Scotland realiza 25 eventos por ano na Escócia e um em Londres. Estes eventos angariam somas avultadas que permitem à organização preencher os seus objetivos e investir nas bolsas de estudo.

Segundo Marco Moura, vogal dos corpos sociais da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, também ele bolseiro por duas vezes quando esteve uma temporada na Escócia, “o maior exemplo desta organização é a atribuição de bolsas de estudo que distribuem dentro de diversas áreas da hotelaria. O grande trabalho que fazem é juntar os grandes players do sector para patrocinarem, mas também usufruírem do trabalho. São quase como uma Confederação de Turismo, a única coisa que eles fazem é que se focam nas pessoas e no desenvolvimento das mesmas e nos talentos dentro da hotelaria.”

Acordo de parceria na forja

No seguimento do convite da ADHP para enveredar mais pela vertente da internacionalização e relações internacionais, Marco Moura acreditou que uma parceria com a HIT Scotland seria “muito interessante, não só para eles, mas também para a ADHP e tendo em conta que fazem um evento anual numa cidade europeia, decidi propor Lisboa para acolhê-los”.

Na verdade, este é um namoro que já dura há alguns meses, até porque os representantes da HIT Scotland estiveram em fevereiro passado em Portugal para fazerem uma prospeção para a realização do seu evento.

Na forja está a formalização de um acordo que permita talentos de hotelaria na Escócia virem fazer uma experiência a Portugal num hotel ou resort, mas que também os talentos portugueses possam aprender na Escócia.

Por agora e segundo Marco Moura já há uma “declaração de intenções e o acordo deverá ser anunciado no próximo ano, em fevereiro, aquando do Emergent Talent Conference, em Glasgow, na Escócia.

David Cochrane, presidente da HIT Scotland, mostrou-se muito satisfeito por estar em território português, explicando que neste momento têm 2700 bolseiros, que estão a trabalhar em vários sítios do mundo.

Leia o artigo na íntegra na versão em papel

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply