AHP apresenta programa do 29.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo

AHP apresenta programa do 29.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo

0

Seis é o número de painéis que terá o 29.º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que se realiza entre 15 e 17 de novembro, no Convento São Francisco, em Coimbra, sob o tema “Descobriram Portugal. E agora?”, e que esta terça-feira foi apresentado à Imprensa, a bordo do veleiro Leão Holandês, em Lisboa.

Um Congresso com temas muito transversais, segundo Raul Martins, presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), que iniciou a apresentação justificando o local escolhido para o evento como uma das regiões que mais crescimento em termos turísticos tem registado este ano: “À semelhança do que tem acontecido em congressos anteriores, como por exemplo o ano passado nos Açores, a AHP quis dar um sinal de como apoia o crescimento do turismo no país.”

Como crescer sem perder a identidade? Como divulgar outros destinos em Portugal e distribuir no território as oportunidades que o Turismo traz? Como gerir as infraestruturas aeroportuárias no quadro atual e perante o crescimento? Que novas tendências se perspetivam, do alojamento às tecnologias e à gestão de pessoas? São alguns dos temas que ocuparão os dois dias de congresso e que tentarão dar resposta ao tema central “Descobriam Portugal. E agora?”. Destaque ainda para o logotipo, uma bússola com os pontos cardinais, “que nos indica outros descobrimentos”, como sublinhou Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP.

Para refletir sobre os temas apresentados nos painéis, a AHP terá como convidados Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros, Doug Lansky, Travel Writer e Tourism Development Advisor e Mike Ferguson, Managing Director da Inteligente Business Strategies, mas outros serão anunciados amiúde, como avançou Raul Martins.

“A força e entusiamo com que o mundo está a descobrir Portugal tem-nos feito bater sucessivos recordes no Turismo e na Hotelaria. Contudo, é fundamental responder aos desafios que este crescimento nos traz e ver para lá da linha do horizonte, para preparar o futuro. Estamos numa posição privilegiada, pelo que é o momento de potenciar Portugal para que seja um destino europeu de referência”, sublinhou ainda o mesmo responsável.

E o Congresso arranca no dia 16 com o painel “Turismo e a Europa das Regiões”, que será moderado por Ricardo Costa, diretor-geral de Informação do Grupo Impresa. A riqueza e a diversidade de culturas locais e regionais como parte da identidade nacional dos países, bem como a sua importância para o desenvolvimento turístico dos destinos estarão em debate neste primeiro painel, que conta com Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros.

O 2.º painel será dirigido por António Trindade, CEO do Porto Bay Hotels & Resorts, sobre o tema “A Condição periférica de Portugal. Os desafios do transporte aéreo”.

“Como crescer sem perder a identidade?” é o mote do terceiro painel, moderado por Miguel Júdice, administrador do Hotel Quinta das Lágrimas e que terá Doug Lansky como keynote speaker.

A fechar o dia 16 de novembro, Frederico Costa, administrador do Grupo Pestana, vai moderar o painel “As pessoas: a aposta de sempre, os reptos do futuro”. Para fazer crescer a rentabilidade das empresas há que aproximar os nossos preços dos praticados por destinos concorrentes e com isto também que surpreender pela qualidade no serviço prestado. Então como se podem dignificar as carreiras? Qual o papel da formação? Estas e outras questões estarão em cima da mesa para o debate.

O segundo dia

“The Future of Hotel Revenue Management: Big Data, Business Intelligence & Analytics para hoteleiros” é o tema que abre o primeiro painel do segundo dia do Congresso, e que contará com a presença de Mike Ferguson, que conta já com 35 anos de experiência nesta área.

E o dia fecha com o painel 6, moderado por Rodrigo Machaz, diretor-geral Memmo Hotels, que irá falar nas “Novas tendências do alojamento – The Hotel. The Hostel. The House”.

As inscrições para o 29.º Congresso Nacional de Hotelaria e Turismo já se encontram abertas e até 15 de outubro, os interessados poderão inscrever-se com condições especiais. A AHP espera que este encontro reúna entre 400 a 450 participantes.

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply