Hotéis de 5 estrelas registaram variações negativas em fevereiro

Hotéis de 5 estrelas registaram variações negativas em fevereiro

0

De acordo com o AHP Tourism Monitors fevereiro de 2018 registou um aumento de 1,8 p.p. na taxa de ocupação (TO) que se fixou nos 57% a nível nacional. Por destinos turísticos, Grande Porto e Costa Azul apresentaram variações negativas na TO, 3,2 p.p. e 0,6 p.p., respetivamente.

Em fevereiro de 2018, a taxa de ocupação quarto em Portugal cresceu 1,8 p.p., em comparação com fevereiro de 2017, atingindo os 57%. Por destinos turísticos, em variação homóloga, o Oeste foi o que registou o maior crescimento (mais 8,1 p.p.), seguido de Coimbra (mais 7,9 p.p.) e das Beiras (mais 5,6 p.p.).

O ARR (preço médio por quarto ocupado) fixou-se nos 70 euros, a evidenciar um crescimento de 8% face ao período homólogo. Lisboa foi o destino que registou a melhor performance (88€), seguido do Grande Porto e das Beiras (68€).

O RevPAR fixou-se nos 40 euros e registou um crescimento de 12%, face ao mesmo mês do ano anterior. De destacar, nos destinos turísticos, o crescimento de 35% no Oeste, 25% nas Beiras e 23% em Coimbra.

Tanto no ARR como no RevPAR, as categorias com um crescimento mais expressivo foram as 4 e 3 estrelas.

Cristina Siza Vieira, presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal, comenta “este mês houve um abrandamento em alguns destinos que vinham a crescer de forma expressiva há vários meses, como é o caso de Leiria/Fátima/Templários no ARR e RevPAR; da Costa Azul na Taxa de Ocupação, ARR e RevPAR; e do Grande Porto na Taxa de Ocupação. De assinalar a quebra na Taxa de Ocupação das 5 estrelas no principais destinos turísticos, por isso com impacto a nível nacional, mas sem sacrifício do ARR.”

De referir que todos os valores indicados referem-se a variações relativas entre os períodos homólogos (fevereiro 2018 e fevereiro 2017), de acordo com as definições dos destinos turísticos constantes no Hotel Monitor. Os resultados apresentados referem-se a valores constantes no Hotel Monitor à data de 9 de abril de 2018.

SEM COMENTÁRIO

Leave a Reply