O valor percentual médio de poupanças obtidas pelos associados do Hotel Shop foi de 15,5%, tendo o volume de compras processadas ultrapassado a marca de 10 milhões de euros, o que representa um crescimento anual de 25%.
O ano de 2015 foi o melhor ano de sempre desta central de compras, tendo sido ultrapassada a marca dos 300 Sócios, dos quais cerca de 1/3 pertencem à SocialShop, que registou uma importante expansão junto das Instituições Sociais.
Fundada em 2007 – então apenas como HotelShop – a HotelShop+SocialShop é a maior central cooperativa de compras do país na área da hotelaria e economia social, contando como sócios-cooperadores mais de 300 hotéis e instituições sociais.
O número de hotéis e IPSS aderentes aumentou também de forma significativa, com a adesão de 38 novos Sócios ao longo do ano findo, elevando para 309 o número de associados desta Central de Compras.
Na área de formação em gestão de compras, a HotelShop+SocialShop organizou 12 seminários, em parceria com municípios, escolas e universidades, de todo o país, para um total de 800 participantes.
Em Portugal, é evidente a elevada discrepância de hotel para hotel nos preços dos produtos e serviços que consomem. O crescimento da HotelShop reflete a novo enfoque que as empresas turísticas nacionais vêm dando à gestão de custos, seguindo a tendência dos maiores países europeus, onde a maioria dos hotéis processa o seu abastecimento através de Centrais de Compras como forma de reduzir custos e melhorar a qualidade nos seus processos de abastecimento.
A aliança entre a HotelShop – constituída sobretudo por hotéis – e a SocialShop – direcionada para o apoio às IPSS – permite a cada um dos setores beneficiar do poder de compras do outro, reforçando assim a capacidade negocial conjunta.
Para 2016, a HotelShop+SocialShop prevê a continuação do ritmo de crescimento, e um maior enfoque nas regiões do Norte e Alentejo.