Os clientes de turismo internacional da Jervis, consultora de comunicação e marketing, neste caso a Tailândia, Croácia e República Dominicana, bateram records de crescimento na Europa, em 2015.
De acordo com as estatísticas oficiais dos respetivos países, a procura dos destinos por turistas portugueses registou um crescimento percentual muito superior à média Europeia, tendo no caso da República Dominicana sido a maior da Europa.
Em 2015 viajaram para a Tailândia 38.303 portugueses, o que representa um aumento de 12% relativamente ao valor registado em 2014. Esta percentagem está em linha com os aumentos percentuais em Espanha e Itália mas contraria totalmente a tendência negativa em outros países do Norte da Europa. Enquanto o número de turistas portugueses cresceu 12% para a Tailândia o número total de turistas europeus sofreu um decréscimo de 8,65%.
No que diz respeito à Croácia os números foram também animadores. Em 2015 viajaram para aquele destino 35.992 turistas portugueses, refletindo um crescimento na ordem dos 20,9 %, muito superior à média europeia de 8,50%.
Mas a maior taxa registou-se mesmo na República Dominicana, que percentualmente ultrapassou os 40%, revertendo totalmente a tendência de quebra que se verificava desde 2010.
As percentagens apuradas em Portugal são ainda mais surpreendentes se analisarmos as taxas médias de crescimento do turismo europeu para estes destinos. Efetivamente, a Tailândia e a República Dominicana receberam menos turistas europeus no último ano e a Croácia registou um crescimento moderado, comparativamente ao valor apurado no mercado português.
Para Rosário Louro, diretora geral da Jervis, “estes números são animadores e comprovam que, mesmo em mercados pequenos como o nosso, o acompanhamento profissional dos destinos turísticos faz toda a diferença. A aposta que temos feito em ações com forte impacto mediático e focadas em contactos personalizados com o público final e o trade, como é o caso da Feira das Viagens, tem-se revelado manifestamente assertiva.”
Face aos resultados apurados, os três destinos irão reforçar os investimentos em promoção no mercado português, prevendo-se que em 2016 continuem a manter taxas de crescimento na ordem dos dois dígitos.