Lufthansa, juntamente com a Airbus e o fabricante de motores Pratt & Whitney, celebram a entrega do primeiro avião Airbus A320neo. Carsten Spohr, presidente do Conselho de Administração e CEO do Grupo Lufthansa, Fabrice Brégier, presidente e CEO da Airbus, e Robert Leduc, presidente da Pratt & Whitney, convidaram 700 clientes, parceiros e jornalistas para a cerimónia da entrega oficial do avião em Hamburg-Finkenwerder. Depois da entrega, os dois primeiros aviões foram apresentados ao público. O primeiro A320neo, com a matrícula D-AINA, já está em operações regulares desde janeiro. O segundo “neo” irá em breve juntar-se à frota da Airbus da Lufthansa muito em breve. As primeiras experiências com o A320neo mostram claramente que os 15 por cento de redução no consumo de combustível não só foram alcançados como até ligeiramente superados. Os motores significativamente menos ruidosos aumentam o conforto a bordo para os nossos passageiros e aliviam os residentes de locais perto dos aeroportos, reduzindo as emissões sonoras.
O desenvolvimento e a introdução do avião menos ruidoso e com maior eficácia no consume de combustível em pequenas ou médias distâncias é mais uma evidência de uma cooperação com êxito na indústria da aviação a nível europeu. “A Europa tem sido líder nesta fascinante indústria desde os primórdios da aviação”, referiu Carsten Spohr. “A Lufthansa e a Airbus desenvolvem há 40 anos uma parceria de confiança e produtiva. Juntos temos feito a indústria avançar e temos trazido muitas inovações para o mercado, tendo contribuído para o êxito da indústria aeroespacial da Europa. Com novos aviões mais eficientes, como o A320neo e o A350 XWB, estabelecemos normas para os nossos passageiros, reduzindo ao mesmo tempo o impacto no meio ambiente e nas pessoas que vivem nas vizinhanças dos aeroportos”.
“Em nome da Airbus, felicito a Lufthansa por ser o cliente de lançamento do A320neo. Juntos, abrimos um novo capítulo da aviação comercial e estou confiante de que o A320neo vai ao encontro dos objetivos ambientais da Lufthansa. O A320neo não só corta as emissões em todos os momentos da operação como reduz em metade a sua pegada ambiental em comparação com a geração anterior de aeronaves”, referiu Fabrice Brégier, Presidente e CEO da Airbus. “Nós, na Airbus, estamos muito satisfeitos em ter apoiado o crescimento da Lufthansa nas últimas quarto décadas com a nossa parceria que abrange praticamente toda a família da Airbus, do A320 ao A380.”
“É com orgulho que a Pratt & Whitney tem feito História ao lado da Lufthansa e da Airbus, marcando uma nova era da aviação comercial com a entrega do A320neo equipado com motores turbofan revolucionários de elevado bypass”, mencionou Robert Leduc, Presidente da Pratt & Whitney. “Aplaudimos a Lufthansa por ser o primeiro a beneficiar da nova tecnologia neste avião em termos de eficácia no consumo de combustível e de redução de emissões de ruído”.
Esta tarde, o A320neo descolou da fábrica da Airbus em Hamburgo-Finkenwerder num voo especial com o número LH9917 com os convidados e os jornalistas a bordo, tendo voado para o aeroporto de Fuhlsbüttel em Hamburgo e depois para Frankfurt. O A320neo foi equipado com um logotipo especial: “First to fly A320neo – Less noise. Less fuel. Less CO2“ (Os primeiros a operar o A320neo – Menos ruídos. Menos combustível. Menos CO2) decora a fuselagem traseira do avião da Lufthansa.
Parceria com mais de 40 anos
Mas há ainda outro motivo para celebrar esta parceria de já 40 anos entre a Lufthansa e a Airbus. A 9 de fevereiro de 1976, a Lufthansa recebeu o seu primeiro A300 em Hamburgo-Finkenwerder. Nos últimos 40 anos, as companhias aéreas do Grupo Lufthansa encomendaram 582 aviões Airbus. A Lufthansa é o maior cliente da Airbus com 392 aviões do fabricante europeu, incluindo 284 aviões da família A320 e 14 A380.
O Grupo Lufthansa encomendou 116 A320neos e A321neos, que irão ser entregues nos próximos anos. 60 aviões serão entregues com os novos motores PW1100G-JM da Pratt & Whitney. Um sistema especial intermediário de conversão 3:1 garante uma velocidade otimizada das ventoinhas e da turbina dentro do motor. Os novos motores e a aerodinâmica melhorada permitem uma redução significativa de ruído e de emissões. Com a nova tecnologia de motores, a pegada de ruído de 85 decibéis do novo A320neo é metade da dos aviões atuais. Além disso, o A320neo é 15 por cento mais eficiente em termos de combustível em relação à versão anterior do A320. Calculada por assento, a vantagem da eficiência aumenta até aos 20 por cento, por que os A320neo, através da utilização melhorada do espaço na cabina, permite mais espaço no compartimento da Business Class e mais duas filas com dozes lugares adicionais a bordo.
Mesmo a tempo da adoção do primeiro A320neo, a Lufthansa Technik está preparada para a manutenção do novo tipo de avião e dos seus sistemas. Na fase preparatória, a Lufthansa Technik investiu nas fundações técnicas, operacionais e de recursos humanos para o apoio técnico completo do A320neo. Num primeiro passo, os empregados da placa giratória mecânica de Frankfurt receberam formação em Hamburgo e Munique, tendo sido equipados com todos os recursos necessários. A subsidiária de formação da Lufthansa Technik foi certificada pela Autoridade Federal de Aviação. Atualmente, a Lufthansa Technik tem contrato exclusivo de fornecimento de componentes para aproximadamente um terço da frota mundial de A320.