Lufthansa recebe o primeiro avião Airbus A320neo do mundo

Lufthansa, juntamente com a Airbus e o fabricante de motores Pratt & Whitney, celebram a entrega do primeiro avião Airbus A320neo. Carsten Spohr, presidente do Conselho de Administração e CEO do Grupo Lufthansa, Fabrice Brégier, presidente e CEO da Airbus, e Robert Leduc, presidente da Pratt & Whitney, convidaram 700 clientes, parceiros e jornalistas para a cerimónia da entrega oficial do avião em Hamburg-Finkenwerder. Depois da entrega, os dois primeiros aviões foram apresentados ao público. O primeiro A320neo, com a matrícula D-AINA, já está em operações regulares desde janeiro. O segundo “neo” irá em breve juntar-se à frota da Airbus da Lufthansa muito em breve. As primeiras experiências com o A320neo mostram claramente que os 15 por cento de redução no consumo de combustível não só foram alcançados como até ligeiramente superados. Os motores significativamente menos ruidosos aumentam o conforto a bordo para os nossos passageiros e aliviam os residentes de locais perto dos aeroportos, reduzindo as emissões sonoras.

O desenvolvimento e a introdução do avião menos ruidoso e com maior eficácia no consume de combustível em pequenas ou médias distâncias é mais uma evidência de uma cooperação com êxito na indústria da aviação a nível europeu. “A Europa tem sido líder nesta fascinante indústria desde os primórdios da aviação”, referiu Carsten Spohr. “A Lufthansa e a Airbus desenvolvem há 40 anos uma parceria de confiança e produtiva. Juntos temos feito a indústria avançar e temos trazido muitas inovações para o mercado, tendo contribuído para o êxito da indústria aeroespacial da Europa. Com novos aviões mais eficientes, como o A320neo e o A350 XWB, estabelecemos normas para os nossos passageiros, reduzindo ao mesmo tempo o impacto no meio ambiente e nas pessoas que vivem nas vizinhanças dos aeroportos”.

“Em nome da Airbus, felicito a Lufthansa por ser o cliente de lançamento do A320neo. Juntos, abrimos um novo capítulo da aviação comercial e estou confiante de que o A320neo vai ao encontro dos objetivos ambientais da Lufthansa. O A320neo não só corta as emissões em todos os momentos da operação como reduz em metade a sua pegada ambiental em comparação com a geração anterior de aeronaves”, referiu Fabrice Brégier, Presidente e CEO da Airbus. “Nós, na Airbus, estamos muito satisfeitos em ter apoiado o crescimento da Lufthansa nas últimas quarto décadas com a nossa parceria que abrange praticamente toda a família da Airbus, do A320 ao A380.”

“É com orgulho que a Pratt & Whitney tem feito História ao lado da Lufthansa e da Airbus, marcando uma nova era da aviação comercial com a entrega do A320neo equipado com motores turbofan revolucionários de elevado bypass”, mencionou Robert Leduc, Presidente da Pratt & Whitney. “Aplaudimos a Lufthansa por ser o primeiro a beneficiar da nova tecnologia neste avião em termos de eficácia no consumo de combustível e de redução de emissões de ruído”.

Esta tarde, o A320neo descolou da fábrica da Airbus em Hamburgo-Finkenwerder num voo especial com o número LH9917 com os convidados e os jornalistas a bordo, tendo voado para o aeroporto de Fuhlsbüttel em Hamburgo e depois para Frankfurt. O A320neo foi equipado com um logotipo especial: “First to fly A320neo – Less noise. Less fuel. Less CO2“ (Os primeiros a operar o A320neo – Menos ruídos. Menos combustível. Menos CO2) decora a fuselagem traseira do avião da Lufthansa.

Parceria com mais de 40 anos

Mas há ainda outro motivo para celebrar esta parceria de já 40 anos entre a Lufthansa e a Airbus. A 9 de fevereiro de 1976, a Lufthansa recebeu o seu primeiro A300 em Hamburgo-Finkenwerder. Nos últimos 40 anos, as companhias aéreas do Grupo Lufthansa encomendaram 582 aviões Airbus. A Lufthansa é o maior cliente da Airbus com 392 aviões do fabricante europeu, incluindo 284 aviões da família A320 e 14 A380.

O Grupo Lufthansa encomendou 116 A320neos e A321neos, que irão ser entregues nos próximos anos. 60 aviões serão entregues com os novos motores PW1100G-JM da Pratt & Whitney. Um sistema especial intermediário de conversão 3:1 garante uma velocidade otimizada das ventoinhas e da turbina dentro do motor. Os novos motores e a aerodinâmica melhorada permitem uma redução significativa de ruído e de emissões. Com a nova tecnologia de motores, a pegada de ruído de 85 decibéis do novo A320neo é metade da dos aviões atuais. Além disso, o A320neo é 15 por cento mais eficiente em termos de combustível em relação à versão anterior do A320. Calculada por assento, a vantagem da eficiência aumenta até aos 20 por cento, por que os A320neo, através da utilização melhorada do espaço na cabina, permite mais espaço no compartimento da Business Class e mais duas filas com dozes lugares adicionais a bordo.

Mesmo a tempo da adoção do primeiro A320neo, a Lufthansa Technik está preparada para a manutenção do novo tipo de avião e dos seus sistemas. Na fase preparatória, a Lufthansa Technik investiu nas fundações técnicas, operacionais e de recursos humanos para o apoio técnico completo do A320neo. Num primeiro passo, os empregados da placa giratória mecânica de Frankfurt receberam formação em Hamburgo e Munique, tendo sido equipados com todos os recursos necessários. A subsidiária de formação da Lufthansa Technik foi certificada pela Autoridade Federal de Aviação. Atualmente, a Lufthansa Technik tem contrato exclusivo de fornecimento de componentes para aproximadamente um terço da frota mundial de A320.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui