Macau inicia o regresso à normalidade, depois da passagem do Tufão Hato que atingiu a categoria máxima de 10, sendo o mais grave registado em 18 anos no território, deixando um rasto de destruição que levou à interrupção nos dois sentidos das ligações entre Hong Kong e Macau e ao cancelamento ou adiamento de aproximadamente uma centena de voos com partida ou chegada do Aeroporto Internacional de Macau.
A Direção dos Serviços de Turismo (DST) está a envidar todos os esforços para coordenar e solucionar vários trabalhos no rescaldo do tufão, para na medida do possível minimizar o impacto para os visitantes.
Nesse sentido, todos os balcões de Informação Turística sob a alçada da DST localizados no Edifício Ritz, no Largo do Senado, no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto Exterior; nas Portas do Cerco, no Aeroporto Internacional de Macau e no Terminal Marítimo de Passageiros da Taipa, mantêm-se em funcionamento para prestar serviço aos visitantes.
Uma vez que as infraestruturas do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto Exterior e o Terminal Marítimo de Passageiros da Taipa sofreram diferentes níveis de danificações, afetando grupos de excursões turísticas de visita a Macau, a DST continua a inteirar-se da situação de forma a resolver e a aconselhar os melhores procedimentos aos turistas que se encontram no território.
A DST está também a inteirar-se da situação junto do setor hoteleiro, incluindo sobre o abastecimento de água e eletricidade, e da reserva de quartos. Para os visitantes que já têm ou planeiam efetuar reservas de quartos, a DST sugere que contactem primeiro os estabelecimentos hoteleiros para averiguarem a situação atualizada, tendo enviado também inspetores aos postos fronteiriços para se inteirarem da situação no local.
De momento, a DST encontra-se ainda a analisar e a avaliar a situação e condições para a realização de eventos com organização marcada para breve, e em caso de alterações será disponibilizada uma atualização.
Apesar da evolução positiva das condições atmosféricas provocadas pelo Tufão Hato, a DST alerta ainda os residentes e visitantes para se manterem atentos à situação, facultando uma linha aberta para o Turismo, +853 2833 3000, em funcionamento 24h00.