Melgaço quer posicionar-se como o “destino de Natureza mais radical de Portugal”

O Município de Melgaço apresentou, esta terça-feira, os primeiros resultados das ações de promoção que estão a decorrer no âmbito da implementação do Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo. A ação envolveu os empresários locais com o intuito de, juntos, alavancarem ‘O destino de natureza mais radical de Portugal’.

Melgaço é um destino de natureza por excelência, com caraterísticas geográficas e geológicas que lhe concedem uma posição de destaque de entre todos os subdestinos do Porto e Norte de Portugal, onde é possível praticar os desportos de rio e montanha mais exigentes, durante todo o ano, ao sabor de um Alvarinho único e do fumeiro de Melgaço. Foi baseado nestas potencialidades que o Município de Melgaço, com o apoio do NORTE 2020, desenvolveu uma Estratégia para o Turismo de Melgaço, e onde se conclui que o Turismo de Natureza é um produto prioritário para o desenvolvimento turístico sustentável do concelho. «Queremos afirmar Melgaço como ‘O destino de natureza mais radical de Portugal’. Temos potencial para tal. De ano para ano, temos mais turistas, e de diferentes origens.», considerou o Vereador José Adriano Lima, reforçando que «o Turismo tem tudo para ser uma alavanca da economia». Com o Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo, Melgaço quer preparar-se para o turismo numa lógica sustentável, com impactos no desenvolvimento local, alavancar a notoriedade da região enquanto destino turístico, aumentar a qualidade da experiência do visitante e melhorar o desempenho do turismo.

Neste sentido, desde o dia 4 de janeiro de 2018, está em curso uma campanha de marketing digital sob a designação ‘Discover Melgaço’, presente em quatro redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest) e no domínio www.discovermelgaco.pt. «Este posicionamento remete para uma imagem de natureza ativa, associada à tendência crescente de uma sociedade cada vez mais ativa, mais jovem, com um autoconceito elevado (‘cada vez consigo mais e melhor’), com um conceito de luxo associado a isolamento positivo, autenticidade e a ambientes naturais que lhes permitam praticar desportos em ambientes de natureza e/ou desfrutar de recantos ricos em paisagem, história, cultura e tradição.» explicou Mónica Montenegro, esclarecendo que «O objetivo passou pela criação de uma identidade que ilustrasse a principal força caraterística do destino Melgaço: a diferença do destino de Natureza onde é possível praticar desportos de rio e montanha ao longo de todo o ano, de máxima exigência. A imagem desenvolvida ganhou força e caráter pela utilização de uma tipografia forte e irreverente que transmite e acentua a ideia da dinâmica e aventura, num jogo onde a palavra ‘Descubra’ serve de mote e convite à experiência MELGAÇO.»

A estratégia

A estratégia da campanha assenta na divulgação de cinco produtos, que se dividem em: estratégico – o Turismo de Natureza (mais consolidado, com maior capacidade de atração de visitantes e com infraestruturas para suportar); complementares – Saúde e Bem-estar, Gastronomia e Vinhos e Cultura e Património (complementam a experiência; atraem um público mais segmentado, reduzindo a dependência do destino face aos estratégico); e secundário – Turismo desportivo (importante para diversificação de produto).
«A campanha digital tem tido bons resultados, mas, para além da estratégia de implementação, o sucesso também depende muito do empenho do setor privado no que diz respeito à partilha dos conteúdos e à adequação da sua comunicação.», referiu Mónica Montenegro.

Durante a sessão foi apresentada a campanha de sensibilização que se vai iniciar junto dos residentes, sob um mesmo desiderato – desenvolver o território através do turismo. «Os turistas desejam sentir-se bem recebidos, acarinhados, como se em sua casa estivessem, usufruindo, contudo, de um ambiente único de tranquilidade, segurança, privacidade, ao mesmo tempo que desfrutam de tudo o que o destino tem para oferecer, incluindo o contacto com a população e a sua cultura. Cada cidadão torna-se assim embaixador de Melgaço, zelando pela qualidade da experiência do turista e protegendo o destino, não permitindo que perca a sua autenticidade e atributos naturais e ambientais.», disse a responsável do IPDT. ‘Especial para os visitantes, extraordinário para os melgacenses’, enalteceu.

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