Mercado de rent-a-car regista crescimento 27,8% em dezembro

O mercado português de veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros encerrou o mês de dezembro com um volume de vendas de 21.554 unidades, registando um crescimento de 27,8% face mês homólogo do ano anterior, segundo elementos fornecidos pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal. No canal de rent-a-car as aquisições de ligeiros de passageiros atingiram as 3.744 unidades.

No que respeita a veículos novos o conjunto das empresas associadas da ARAC que se dedicam à atividade de aluguer de curta duração (veículos ligeiros de passageiros, comerciais ligeiros, pesados de mercadorias, todoo-terreno e motociclos) adquiriram no mês de dezembro um total de 4.273 veículos face a 4.219 viaturas adquiridas em período homólogo do ano anterior.

O rent-a-car continua a afirmar-se de forma clara como o maior comprador de veículos automóveis em Portugal, registando no ano findo a aquisição de 42.620 veículos ligeiros de passageiros e 3.863 veículos ligeiros de mercadorias.

Na composição das aquisições referidas, prevalecem (à semelhança do mercado nacional de um modo geral) os segmentos B e C, os quais representaram respetivamente 43% e 30% das aquisições efetuadas pelas empresas de rent-a-car.

Sendo um setor que se assume como um setor representativo de sistemas de mobilidade e onde se pretende que progressivamente se disponibilizem vários meios de mobilidade para além dos veículos automóveis convencionais, irá assistir brevemente à introdução nas frotas das empresas de veículos elétricos, aumento do número de veículos adaptados à condução por pessoas com dificuldades físicas, veículos de caraterísticas especiais para além das caravanas e autocaravanas já operadas por algumas empresas especializadas neste tipo de veículos (veículos adaptados ao transporte de pessoas com deficiência física e limousines), bicicletas a pedal, bicicletas elétricas e também os denominados “segway”.

A aquisição de veículos novos pelas empresas de rent-a-car representou em 2016 21% do total de veículos ligeiros de passageiros novos vendidos e 11%% do total de comerciais ligeiros novos.

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