A MSC Cruzeiros anunciou esta quarta-feira a assinatura de uma carta de intenções (LOI) com a STX France para a construção de até quatro navios com mais de 200.000 toneladas de arqueação bruta, movidos a gás natural liquefeito (LNG). Os quatro navios, o primeiro dos quais será entregue em 2022, terão como base mais um novo protótipo de uma próxima geração de navios avançada e formarão o que será conhecido como a “Classe World” de navios da MSC Cruzeiros. O anúncio foi feito no Palácio Élysée na presença do Presidente Francês, François Hollande, bem como do Fundador e Presidente Executivo do Grupo MSC, Gianluigi Aponte, e do CEO da STX France, Laurent Castaing.
A MSC Cruzeiros é a primeira marca de cruzeiros mundial a desenvolver um plano de investimento com esta extensão e grandeza, abrangendo um horizonte com mais de 10 anos, de 2014 até 2026, e para um total de até onze navios de próxima geração. As novas encomendas reflectem um investimento adicional de cerca de 4 mil milhões de euros, o que alcançará um plano de investimento da Companhia para mais de 10 anos com um valor total de cerca de 9 mil milhões de euros.
O presidente executivo da MSC Cruises, Pierfrancesco Vago, afirmou que esta “é mais uma prova, caso fosse necessário, da nossa visão em como esta indústria apresenta oportunidades importantes para um maior crescimento daqui para a frente tanto para a nossa marca como para o nosso produto, bem como do nosso firme compromisso em estarmos melhor posicionados para os assegurar ao máximo. Por esta razão, o nosso plano de investimento de mais de dez anos engloba agora até onze novos navios da MSC Cruzeiros, que estarão disponíveis entre 2017 e 2026. É também o reflexo do nosso compromisso constante com a inovação, uma vez que teremos uma parceria com a STX France para conceber, uma vez mais, um protótipo completamente diferente – que é já o sexto na nossa história. Efectivamente, e uma vez mais pioneiro na indústria, o novo protótipo Classe World da MSC Cruzeiros apresentará – entre outras características altamente inovadoras – um design recordista e concebido futuristicamente que tornará o navio num espaço verdadeiramente único para se desfrutar no mar, maximizando, ao mesmo tempo, o espaço ao ar livre disponível para os passageiros.”
Laurent Castaing, CEO da STX France, por outro lado, garantiu que o documento agora assinado é “um acordo sem precedentes que nos dará uma visão da nossa capacidade industrial para os próximos dez anos! Mantivemos uma boa relação por muitos anos com a MSC Cruzeiros até agora e este novo acordo vem reforçar ainda mais esse facto. Já projectámos quatro classes diferentes para a MSC Cruzeiros – Lirica, Musica, Fantasia e Meraviglia – cada uma delas com quatro navios, e neste momento estamos a trabalhar em conjunto nesta nova geração de navios “Classe World”. Até 2026, um total de 20 navios foram projectados e construídos pela STX France em Saint-Nazaire.”
Os quatro navios disponibilizados no âmbito desta LOI (Carta de Intenções) – duas encomendas confirmadas e ainda duas em opção – serão entregues em 2022, 2024, 2025 e em 2026. Serão caracterizados por mais de 200.000 toneladas de arqueação bruta, terão disponíveis mais de 2.700 camarotes e uma capacidade de ocupação para aproximadamente 5.400 camas baixas.
O plano de investimento da MSC Cruzeiros inclui encomendas à STX France para dois navios da Classe Meraviglia e ainda dois Meraviglia-Plus, bem como encomendas à Fincantieri, em Itália, para até três navios de próxima geração da Classe Seaside. Para além disso, o plano englobou também os €200 milhões do programa Renaissance para quatro dos 12 navios da frota da companhia, que é já a mais moderna no mar, e que também foi realizado pela Fincantieri.