Balanço positivo para a ANT em assembleia geral

0
587

A Associação Nacional do Turismo (ANT) reuniu no dia 05 de abril, às 12h00, a sua Assembleia Geral, no Hotel Castanheiro Boutique, no Funchal, Madeira.

A reunião foi presidida pelo secretário regional da Economia, Turismo e Cultura da Madeira, Eduardo Jesus, e secretariada por Vitor Neto, Presidente do NERA – Núcleo de Empresários da Região do Algarve. Contou com a participação dos membros da Direção da ANT (Pedro Machado, ERT Centro de Portugal, Desidério Silva, ERT Algarve, Melchior Moreira, ERT Porto e Norte, Carlos Moura e Jorge Loureiro, da AHRESP, e Elda Perestrelo, em representação da Federação do Turismo Rural), bem como, dos Associados, Francisco Coelho, Diretor da ATA – Associação Turismo dos Açores, Jorge Humberto, em representação do Turismo de Lisboa, Jorge Sampaio, Presidente da APRV – Associação Portuguesa da Rota dos Vinhos, e Sérgio Gonçalves, Vice-Presidente da ACIF – Câmara Comércio e Indústria da Madeira.

Na agenda constava a apresentação e apreciação do relatório de atividades e contas 2015, bem como, a marcação da Assembleia Geral Eleitoral.

Dois anos após o primeiro ato eleitoral, cuja tomada de posse decorreu no Funchal, no dia 10 de março de 2014, foi unânime entre os associados que o Balanço da Atividade da ANT não poderia ser mais positivo. A ANT conta atualmente com 21 associados, instituições de relevante interesse nacional, de diferentes quadrantes, e cuja atividade é de relevante impacto regional, nacional e internacional.

Destacou-se a intervenção ativa da ANT em diversos projetos, nomeadamente, a sua integração, enquanto sócio fundador da Associação do Turismo Militar Português, a Estruturação do Alojamento Local Nacional (parceria com AHRESP e com Turismo de Portugal), e a ativação de uma parceria com o INE – Instituto Nacional Estatística (que possibilita uma colaboração entre as diversas entidades, para que se obtenha informação estatística cada vez mais fidedigna e regular, relativamente ao setor turístico).

Acresce o diálogo frequente junto do Governo, no sentido de discutir e apresentar soluções para algumas questões mais prementes do setor, nomeadamente, o Orçamento de Estado (bem como, as suas implicações no Orçamento das entidades públicas e privadas), a revisão e/ou substituição do PENT – Plano Estratégico Nacional de Turismo, o reforço das Competências das Entidades Regionais Turismo, e o Modelo de Promoção Turística Externa, cuja revisão é apontada como sendo urgente.

A comitiva da ANT foi também recebida oficialmente pelo presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, no Governo da Madeira, onde foi possível a apresentação institucional da sua missão e objetivos estratégicos, bem como, uma análise das perspetivas atuais e futuras do turismo na Madeira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here