A divisão de cruzeiros do MSC Group e a Fincantieri, anunciaram ontem a assinatura de um contrato para a construção pela Infraestrutura Fincantieri Florida, de um novíssimo terminal de cruzeiros em PortMiami, o centro da indústria de cruzeiros na América do Norte e Caraíbas.
O novo terminal reflete um investimento de aproximadamente 350 milhões de euros e será composto por vários níveis num corpo central para receber até três navios de última geração em simultâneo, com capacidade para até 36,000 passageiros em trânsito diariamente. Projectado pela companhia de arquitectura globalmente premiada, Arquitectonica, está previsto ser finalizado em Dezembro 2023.
O novo terminal terá capacidade para acomodar os maiores e ambientalmente mais eficientes navios de cruzeiros da Companhia. Estes incluem o MSC Seashore, o novo navio emblemático da MSC Cruzeiros, que está actualmente quase concluído no estaleiro da Fincatieri em Monfalcone e previsto começar cruzeiros com embarque em Miami quando entrar ao serviço mais tarde este ano, assim como os futuros navios da companhia World Class, movidos a LNG.
Alinhados com os planos PortMiami para possibilitar ligação a energia em terra, os navios da companhia estarão preparados para ligar à rede eléctrica local quando atracados.
Adicionando às instalações topo de gama para serviços de passageiros, o edifício do novo terminal irá incluir áreas para escritórios, estacionamento em vários níveis para pelo menos 2,400 veículos e uma nova ligação de estrada.
Conforme os termos do projecto, a Companhia irá construir duas novas docas com 750 metros no total. O condado Miami-Dade irá também construir um terceiro cais.
O projecto também prevê a construção de uma infraestrutura costeira, incluindo estações de abastecimento de água e quatro decks de embarque para passageiros.