O INNOVTOURISM DIH, sob a coordenação do NEST – Centro de Inovação do Turismo, acaba de ser reconhecido como um dos polos de Inovação Digital e um proponente a European Digital Innovation Hub.
O NEST passa, assim, a integrar a Rede Nacional de Digital Innovation Hubs, a desenvolver em ligação com os clusters de competitividade e centros de interface tecnológico reconhecidos. Estas redes colaborativas, reconhecidas no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital, incluem centros de competências digitais específicas, com o objetivo de divulgar e promover a adoção de tecnologia pelas empresas, sobretudo PME, e estará ligada à rede europeia que será dinamizada pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Europa Digital.
Cada Estado-membro pode propor um máximo de oito polos de inovação digital – Portugal reconheceu, entre eles, o INNOVTOURISM, único na Europa por estar totalmente focado em turismo, para que possam gerar valor acrescentado para acesso à Rede Europeia, e a fundos europeus, através de concurso específico a abrir pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Europa Digital.
Integram o Consórcio INNOVTOURISM DIH as seguintes entidades: NEST (coordenador); Escolas do Turismo de Portugal; Algarve STP; Madeira Hub (ACIF, TCC); UniNova CIT; Deloitte; IP Leiria; Beta-i e Portugal Ventures.
Segundo a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, “este é um reconhecimento do intenso trabalho que temos vindo a desenvolver no âmbito de uma das medidas no programa do Governo, relacionada com o posicionar internacionalmente o NEST – Centro de Inovação do Turismo como motor de antecipação, experimentação e disseminação de tendências e de soluções e de capacitação de competências digitais, em toda a cadeia de valor”.
Também vem concretizar uma das medidas do Plano “Reativar Turismo. Construir Futuro”, lançado em maio de 2021, na qual se perspetiva que “o NEST se deve afirmar como hub do digital no turismo e veículo de inovação no setor, aspeto crítico para a criação e disseminação da componente inovação nas suas vertentes de sustentabilidade, experiência fluida e utilização de Big Data na toma de decisões”, afirma Rita Marques.
Prosseguindo a missão de estimular redes e contribuir para a transferência de conhecimentos, o NEST tem por objetivo permitir uma resposta imediata dentro do ecossistema do turismo – que conta já com 64 associados diretos, entre startups, PME e empresas do setor – através da identificação de necessidades e o desafio direto para desenvolvimento de serviços.
O NEST promove serviços de aceleração e incubação de startups, em articulação com uma rede de incubadoras, bem como a identificação das tendências internacionais de inovação no turismo, apoiando também a promoção internacional da inovação feita em Portugal. Tem sido um elemento-chave do setor para a disseminação de conhecimento que alia digital ao turismo, na exposição de startups com soluções aplicáveis à atividade turística e na inovação através de projetos piloto com entidades tecnológicas e startups.