Nível de confiança no setor do turismo atinge novo máximo

Os resultados globais do turismo nacional no verão de 2017 vão ser melhores que os de 2016. A previsão é avançada nesta edição do Barómetro do Turismo do IPDT. Mais de 75 por cento dos inquiridos acreditam que o verão de 2017 vai ser melhor que o de 2016 no que toca a receitas, dormidas e número de turistas, no que se refere ao mercado interno. O mercado externo deverá registar uma evolução ainda mais positiva. Mais de 90 por cento dos respondentes acreditam que as dormidas, turistas e receitas serão superiores em 2017.

O nível de confiança médio no desempenho do setor do turismo atingiu, em maio, o valor mais elevado de sempre, chegando aos 84,3 pontos, um acréscimo de 1 ponto face ao último registo observado em dezembro de 2016. Num comentário à edição 53 do Barómetro, o presidente do IPDT, António Jorge Costa afirmou que estes resultados “confirmam que o turismo se tornou um setor verdadeiramente estratégico da nossa economia, sendo um valioso contributo para a retoma que agora se afigura. O nível de confiança em alta permite-nos perspetivar um ano de 2017 com novos recordes”.

Nos próximos seis meses a atividade do turismo, a procura turística, o emprego, o investimento e a rentabilidade das empresas deverão registar aumento. A China deverá liderar o crescimento dos mercados internacionais. Bom desempenho deverão ter, igualmente, a França, Alemanha e os EUA. O painel destaca ainda o mercado interno que terá um papel muito relevante na procura turística para o verão de 2017.

A gestão do sucesso de destinos como Lisboa ou Porto foi outra das questões levantadas nesta edição do Barómetro. Para garantir a sustentabilidade das cidades, o painel sugeriu a aposta em medidas de fiscalização e regulamentação (24 por cento), a promoção de ofertas integradas com outros destinos nacionais (20 por cento) e a melhoria da qualidade do serviço a par de um reforço da autenticidade dos destinos (16 por cento).

O Barómetro do Turismo é um projeto do IPDT, lançado em 2006, que conta com a participação de profissionais e líderes das principais empresas e instituições do setor do turismo nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui