A eDreams ODIGEO concluiu a implementação da nova estratégia de Tecnologia e de Produto, uma iniciativa que já se provou ser um êxito ao triplicar as taxas de lançamentos de produtos.
No último ano, a empresa reduziu os seus prazos de fornecimento de desenvolvimento em cerca de 70%, o que se traduziu num crescimento significativo do número de produtos e lançamentos nos seus 143 websites em todo o mundo. A taxa de novos lançamentos triplicou, com a eDreams ODIGEO a alcançar um recorde de 130 lançamentos em março de 2017, totalizando mais de 1.000 no último ano fiscal.
Como parte deste novo processo, os 400 programadores da eDreams ODIGEO, a maior equipa da indústria de viagens europeia, foram organizados em 50 equipas autónomas, que utilizaram metodologias ágeis avançadas como a Kanban para melhorar a velocidade de desenvolvimento. Através desta nova abordagem, a empresa consegue agora executar até 3.600 testes em simultâneo por dia.
Desta forma, a eDreams ODIGEO reduziu significativamente o tempo entre as fases de conceção e lançamento de produtos, sendo em alguns casos apenas precisos 15 minutos. A rapidez e dimensão do desenvolvimento são fatores importantes que permitiram à empresa criar uma grande variedade de ideias e inovar muito mais rapidamente que os seus concorrentes.
A empresa automatizou igualmente com êxito os seus processos de testes, poupando significativamente o trabalho de desenvolvimento e permitindo à companhia concentrar todas as suas capacidades de desenvolvimento em iniciativas estratégicas chave, com vista a aperfeiçoar os produtos e serviços oferecidos aos 17 milhões de clientes que utilizam a eDreams ODIGEO cada ano.
Segundo Carsten Bernhard, Chief Technology Officer, “graças a esta agilidade e eficácia, conseguimos reduzir significativamente o tempo de fornecimento de um produto, desde a criação da ideia até ao seu lançamento. Com a nossa dimensão e velocidade de colocação de produtos no mercado, não só proporcionamos um melhor acesso dos nossos clientes a uma grande variedade de produtos, como também podemos testar as nossas ideias com utilizadores reais com mais frequência e de forma mais rigorosa que os nossos concorrentes”.
“As nossas equipas de Tecnologia e Produto deram o seu melhor para realizarem a nossa ambição de sermos o maior negócio de comércio eletrónico simples e ágil da Europa” afirma Gerrit Goedkoop, Chief Operating Officer.