O Laboratório Estratégico de Turismo (LET) subordinado ao tema “Tendências & Agenda Internacional” decorreu no Porto na Escola de Hotelaria e Turismo. Esta iniciativa teve como objetivo debater as tendências internacionais com impacte no turismo em Portugal, visando um enquadramento geral, com enfoque particular na distribuição, hotelaria e meetings industry.
A sessão contou com a presença de vários intervenientes, entre os quais Alain Dupeyras, representante da OCDE, António Loureiro, da Travelport, Eric Vhiale, da Intercontinental Group Hotels, João Paulo Oliveira, da Leading. O chefe da Tourism Unit da OCDE, Alain Dupeyras, elogiou Portugal pela oportunidade e pertinência de desenvolver uma estratégia de longo prazo para o turismo, destacando, de forma muito positiva, todo o processo de participação e auscultação pública que tem vindo a ser desenvolvido.
Para o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, que presidiu à sessão de abertura, “os LET tem-se revelado enquanto espaços de discussão, de partilha de conhecimento e permitem identificar áreas críticas mas também o desenho de soluções para um Turismo que se pretende mais competitivo e sustentável para o País. Destas reuniões emergirão as prioridades estratégicas para um setor da Economia tão importante para o País, fruto dos contributos de todos os envolvidos. A participação de oradores internacionais, como o Alain Dupeyras, reforça a aposta do Turismo de Portugal nas boas práticas do Turismo, nomeadamente nas políticas de marketing e promoção dos destinos e abordagens inovadoras ao financiamento e PME’s e empreendedores. Queremos ser um exemplo para os restantes países”.
Estes eventos pretendem ser espaços de discussão pública, tendo como principais objetivos recolher contributos e sugestões para o documento estratégico, analisar os principais indicadores do turismo de cada região, considerando as suas especificidades e debater tendências e desafios de âmbito internacional.
Recorde-se que a Estratégia Turismo 2027, assente em cinco eixos estratégicos – valorizar o território, impulsionar a economia, potenciar o conhecimento, gerar conetividade e projetar Portugal -, pretende ser o referencial estratégico para o Turismo em Portugal na próxima década, inserindo-se no próximo quadro comunitário de apoio 2021-2027. A construção desta Estratégia consubstancia-se num processo participativo, alargado e aberto a contributos diversos, incluindo aos atores nos principais mercados emissores, envolvendo agentes públicos e privados – empresas, instituições, regiões, players de setores complementares para o turismo, assim como os mercados e os operadores turísticos.
Os Laboratórios Estratégicos de Turismo (LET) que integram o processo de construção da Estratégia Turismo 2027 iniciaram-se a 26 de julho, com os LET Regionais – Algarve, Madeira, Norte, Centro, Alentejo e Lisboa (estando ainda por realizar o LET Açores) -, seguindo-se agora os LET Temáticos, focados em temas preponderantes para o Turismo em Portugal.