Porto Santo: refúgio de beleza e tranquilidade

Ilha do Porto Santo ©Henrique Seruca

A segunda ilha habitada do arquipélago da Madeira situa-se a cerca de 50 km a norte da ilha principal, a apenas 15 minutos de avião ou cerca de 2 horas de ferry. Com um mar azul, de transparência incrível e uma praia de areia fina e dourada, reconhecida pelas suas propriedades terapêuticas, o Porto Santo oferece uma série de atividades que encantam todos os que visitam este paraíso dourado.

O Porto Santo, conhecido também como a “Ilha Dourada”, possui um longo e belo areal dourado, com qualidades terapêuticas naturais, que percorre praticamente toda a costa sul desta ilha fascinante. Aqui vive-se um ambiente calmo e relaxante, propenso à exploração e à descoberta. Esta ilha é também ideal para colocar em prática uma vasta gama de atividades ligadas ao mar e à natureza, tornando-a num destino perfeito para famílias.

Cais Velho da Cidade ©Rui Melim

Miradouros a não perder

Os miradouros do Porto Santo oferecem vistas deslumbrantes sobre a ilha, o oceano e até sobre a ilha da Madeira. Alguns dos mais imperdíveis são o Pico do Castelo, com uma vista panorâmica sobre a ilha; o Miradouro da Portela, rodeado pelos icónicos moinhos de vento; o Miradouro da Pedreira, onde se encontram formações rochosas prismáticas do Pico de Ana Ferreira, que se assemelham aos tubos de um órgão; e o Miradouro das Flores, a oeste da ilha, com vistas para o Ilhéu de Baixo (ou da Cal), a ilha da Madeira e as ilhas Desertas, caso as condições atmosféricas sejam favoráveis.

Miradouro do Pico do Castelo ©Rui Melim
Miradouro da Flores ©Francisco Correia
Miradouro da Pedreira ©Francisco Correia

Um destino para relaxar

Com uma natureza incomparável, o Porto Santo convida ao relaxamento! Este é o lugar para inspirar bem fundo e expirar lentamente, contemplando, mesmo à sua frente, um oceano de águas cálidas e cristalinas que despertam os sentidos. No Porto Santo, todos podem desfrutar de tratamentos de talassoterapia (com água salgada) e psamoterapia (com areia quente), ambos reconhecidos pelos seus benefícios para a saúde.

Para os mais aventureiros, o Porto Santo também tem muito para oferecer: golfe, caminhadas, passeios a cavalo, Jeep tours, mergulho, passeios de barco, observação de cetáceos e stand-up paddle, entre muitas outras atividades. Há, portanto, opções para todos os gostos!

Terapia de Areias Quentes, Hotel Porto Santo ©Francisco Correia

Eventos e Festividades

Apesar da sua aparente tranquilidade, são várias as festas e eventos que se realizam no Porto Santo e convidam visitantes e residentes a celebrar.

As Festas de São João, padroeiro da ilha, são um dos maiores eventos turísticos do Porto Santo. Integradas nas Festas do Concelho, as comemorações decorrem em junho e culminam com as Marchas Populares, onde vários grupos de figurantes, vestidos a rigor, desfilam pelas principais ruas da cidade ao som de músicas populares.

Festas de São João ©Francisco Correia

Nos dias 14 e 15 de agosto no Porto Santo, mais precisamente na Capela de Nossa Senhora da Graça, realiza-se uma das tradições religiosas mais famosas da ilha, as Festas em honra de Nossa Senhora da Graça. Tanto a capela como as imediações ficam repletas de cor e de luz para acolher os milhares de devotos e visitantes.

A capela de Nossa Senhora da Graça esteve em ruínas entre 1813 e 1949. Neste último ano a população decidiu reconstruí-la tendo recolhido na Serra de Fora os materiais necessários. As festas e romarias foram uma forma de ajudar na sua concretização. Muitas das músicas que atualmente se cantam nas romagens, tiveram origem nessa fase da história da capela de Nossa Senhora da Graça.

Arraial de Nossa Senhora da Graça ©Fabio Brito

Em setembro, o Festival do Colombo enche as ruas de Vila Baleira com música, exposições, animação de rua e decorações medievais. O ponto alto é a recriação do desembarque de Cristóvão Colombo no cais da cidade, num cortejo histórico que traz história e vida à ilha.

Festival do Colombo ©Nuno Andrade
Festival do Colombo ©Nuno Andrade

Reserva Natural da Biosfera

Porto Santo integra, desde outubro de 2020, a Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO. A Reserva Natural da Biosfera Porto Santo compreende 27.310 hectares de zonas protegidas e áreas da Rede Natura 2000. Trata-se de um ecossistema que alberga mais de 2110 espécies, algumas delas exclusivas da ilha.

Calheta

A Melhor Praia da Europa

Pela sua riqueza natural e pelo seu património turístico, o arquipélago da Madeira tem recebido um sem-número de prémios e distinções nacionais e internacionais.

A mais recente dessas distinções foi a atribuição pela European Best Destinations do selo de “Melhor Praia Europeia do Ano”. Para isso, muito contribuem as reconhecidas propriedades terapêuticas do seu areal e as águas cristalinas, de tom azul turquesa, que o banham.

Praia do Porto Santo

Por tudo isto, podemos seguramente dizer que o Porto Santo é um dos destinos mais agradáveis para umas férias inesquecíveis!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui