Reguengos de Monsaraz promove sistema de sinalização turística inteligente

Reguengos de Monsaraz vai promover as suas potencialidades turísticas entre os dias 15 e 19 de março na Bolsa de Turismo de Lisboa. A autarquia vai ter um balcão de informação turística no espaço do Turismo do Alentejo – ERT, localizado no pavilhão 1, onde vai divulgar os produtores de vinho e a sinalização turística inteligente que vai implementar no concelho.

Durante os cinco dias da 29ª edição da BTL, os profissionais do sector turístico e os visitantes da feira vão poder degustar vinhos da CARMIM, Monte dos Perdigões, São Lourenço do Barrocal, Monte das Serras e Adega José de Sousa. No espaço de Reguengos de Monsaraz haverá também provas de vinho promovidas pelo Esporão, na quinta-feira, e pela Ervideira, na sexta-feira.

A autarquia vai ainda mostrar na BTL o projeto de sinalização turística inteligente que pretende implementar no concelho. Para esse efeito serão instaladas duas estruturas explicativas e colocados dois “beacons” para simular o funcionamento em contexto real.

O sistema de sinalização e informação turística inteligente é baseado numa nova tecnologia com dispositivos eletrónicos denominados “beacons”. Estes dispositivos serão colocados nos postos de turismo e nas placas de sinalização turística pedonal e vão fornecer informação atualizada aos turistas através de BLE – Bluetooth Low-Energy para os smartphones com sistemas operativos Android e IOS, após descarregarem uma aplicação, e assim não haverá necessidade de utilizarem mapas e guias de turismo em papel.

O município vai substituir todas as placas turísticas de informação pedonal do concelho para que exista uniformização e coerência na sinalética. Quando o turista se aproximar das placas receberá informação no seu smartphone em vários idiomas através do “beacon” instalado nesse local, permitindo-lhe compreender a sua localização com alto grau de precisão, assim como os pontos turísticos que se encontram nas proximidades, as unidades de alojamento, os restaurantes, os operadores turísticos, os produtores de vinho, o comércio e toda a programação cultural do concelho.

A autarquia vai levar à BTL a empresa Sismotur, que vai instalar a sinalização turística inteligente, para fazer uma apresentação na quinta-feira, pelas 11h, sobre o funcionamento das plataformas com todos os recursos turísticos do concelho e da sinalização pedonal inteligente que suporta os “beacons”.

Reguengos de Monsaraz vai ser o primeiro concelho português a instalar o sistema de sinalização e informação turística inteligente. Esta tecnologia foi implementada em 2014 no município espanhol de Aranda de Duero para promover a Rota do Vinho Ribera del Duero, o primeiro local na Europa a transmitir informação aos turistas através de “beacons”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui