Silves: um território vibrante da serra ao mar

0
15

A CIDADE DE SILVES tem uma longa história, imortalizada no testemunho de museus, castelos, muralhas e também em sons, cores e texturas que transbordam das vozes vertidas de textos e tradições que perfumam as suas ruas.

O território do concelho de Silves oferece aos seus visitantes experiências marcantes sob o signo cristalino da água, vividas em praias deslumbrantes, nas margens de um rio antigo, ou ao doce abandono do som do correr de riachos ou lagos surpreendentes que se estendem por entre os laranjais e as encostas da serra.

Silves deleita-nos a cada sopro, com a sua quietude vibrante, num ambiente revigorante, onde a alma se regenera e parte à descoberta dos aromas e sabores escondidos na gastronomia singular e no maravilhoso vinho. Um lugar milenar, impossível de conhecer apenas num olhar. Um destino marcado na pele, onde regressamos como se fosse a primeira vez e que nos surpreende a cada nova visita.

ESTA CIDADE MILENAR ergue-se numa colina elegante, entre o mar e o barrocal, a um passo da serra algarvia. Esta é a cidade antiga da poesia, escrita a vermelho paixão no papel castelo amuralhado que a rodeia. Quem vem perde-se de paixão na sua silhueta monumental e sente-se transportado para um tempo antigo, percorrendo a outrora vibrante capital da região.

O território de Silves abre os braços ao seu visitante e mostra-lhe a sua herança cultural e natural, o seu património material e imaterial, testemunho de uma história milenar. Este espírito atravessa o tempo e mostra-se em tradições e vestígios de arquitectura de vários povos que habitaram o seu território.

A FEIRA MEDIEVAL evoca os povos e vivências de outrora e procura recrear um perfume aproximado do ambiente da antiga capital algarvia. Uma experiência que este ano será evocada através de cenários e decorações. Mas a esta memória do tempo junta-se a modernidade e a vibrância contemporânea vivida através de experiências inovadoras como a da Realidade Aumentada da Rota da Laranja, os acordes inusitados de jazz em espaços improváveis ou os concertos intimistas num teatro centenário.

NESTE DEAMBULAR ENTRE A SERRA E O MAR, é impossível resistir à baía de Armação de Pêra com as suas águas cálidas e cristalinas, que desmaiam no areal dourado que se estende até à Praia Grande de Pêra. Aqui, o visitante pode desfrutar de uma paisagem magnífica formada por sapal, dunas e a Lagoa dos Salgados que constituem reserva ecológica, e deixar-se levar pela dança coordenada do voo das aves.

O visitante também poderá conhecer melhor a baía de Armação de Pêra e descobrir o maior recife natural de Portugal, também ele parte do processo de construção da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário, com um ecossistema muito particular, o verdadeiro ventre da grande maioria das espécies existentes na costa algarvia.

 

Destaque

Rota da Laranja

Lançada em fevereiro deste ano, a Rota da Laranja leva os visitantes a um passeio pelos pomares, oferecendo a possibilidade de experienciar a apanha da laranja, conhecer o seu ciclo em fábrica e a sua degustação em pratos da gastronomia local.

Ligando Silves da Serra ao Mar, conta histórias da laranja, do património e das suas gentes através da realidade aumentada, experiências que se podem vivenciar em todas as freguesias do Concelho.

Silves concentra no seu território o perfume de todo o Algarve, como se de uma essência original se tratasse, como se um pouco de cada local se tornasse numa fragrância única que nos atravessa os sentidos na sua plenitude e nos leva numa viagem inesquecível.

Texto publicado na Edição Especial de Verão da Revista VIAJAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here