Museu do Têxtil de Mira de Aire espera por si

0
121

Espaço dedicado aos lanifícios, o  Museu do Têxtil de Mira de Aire pretende homenagear trabalhadores desta indústria, através de uma autêntica viagem no tempo.

Recentemente inaugurado, o Museu Industrial e Artesanal do Textil, em Mira de Aire, oferece ao visitante a descoberta de uma época de ouro do têxtil em Portugal, altura em que Mira de Aire e Minde formavam um dos mais importantes polos industriais têxteis do século XX.

Localizada a apenas 15 Kms da Fátima, à entrada do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, Mira de Aire é também o ponto de partida para descobertas etnográficas, naturais e paisagísticas.

O MUSEU INDUSTRIAL E ARTESANAL DO TÊXTIL (MIAT) surgiu da vontade de preservar o património industrial da região, ao mesmo tempo que pretende dignificar a memória das gerações que fizeram de Mira de Aire e Minde um dos maiores pólos da indústria têxtil de Portugal.

Instalado nos cerca de 900 metros quadrados da antiga Fábrica de Tapetes D. Fuas, fundada em 1933 – que mais tarde seria a Fábrica de Tapetes Vitória –, o MIAT tem, assim, como objetivo informar os visitantes sobre a forma como se processava a lã no fabrico de carpetes, mantas, fazenda e malhas.

Para tal, a exposição permanente revela maquinaria e equipamentos usados na indústria têxtil, acompanhados de painéis com ilustrações e informação relevante.

Na sala onde existiu o antigo berçário/creche da Fábrica de Tapetes Vitória, existe um espaço audiovisual que permitirá ao visitante compreender, através de um vídeo explicativo, as diferentes fases do processo de transformação da lã: tosquia, lavagem, tinturaria, cardação, penteação e tecelagem.

“ASSIM SE TRABALHAVA A LÔ. Surpreendente é ainda com a oficina de alfaiate: aqui vai poder ver alguns dos utensílios e máquinas usados para confecionar os fatos.

Para além de inúmeros objetos históricos, o MIAT conta também com uma exposição de 170 miniaturas: “Assim se trabalhava a lã”, uma representação dos processos de transformação da lã, desde a tosquia até ao produto acabado. Esta coleção, realizada na década de 70, constitui um acervo inestimável para a compreensão e valorização do ciclo têxtil. As crianças vão adorar… e os adultos também!

GRUTAS E MUITO MAIS. Aproveite e visite as Grutas de Mira de Aire, as maiores e mais belas grutas do País.

Descubra também o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros e deixe-se encantar pela imponente natureza rochosa dos calcários e o seu ciclo de águas subterrâneas que escavam as entranhas das serras há milhares de anos.

Para completar esta visita original, não deixe de passar pelo Museu de Aguarela, em Minde.

Informações úteis

Horário

10h00 – 13h00
14h00 – 18h00
Encerrado à Segunda-Feira

Onde se situa?

Rua das Grutas, 593
Mira de Aire

GPS
39° 32′ 32.712” N
8° 42′ 41.9148” W

Contactos

Telefones: 244 449 269 – 925 986 502
Email: miat@miat.pt

Site: www.miat.pt

Veja o vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=D-dQJnTpn2Q

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here